Um problema recorrente que tem incomodado os moradores são os constantes buracos nas ruas de Feira de Santana. Desta vez, o Acorda Cidade retornou à Rua Venezuela, no bairro Capuchinhos, para mostrar as mesmas reclamações dos moradores. Pelo menos há três anos, a reportagem do programa acompanha de perto a situação por lá. Os mesmos problemas estão sendo enfrentados pelos moradores no Parque Ipê.
Segundo a comerciante Jéssica Pereira, o acesso pela via continua bastante complicado. É um verdadeiro malabarismo para não cair nos buracos.
“Toda manhã a gente vem de moto e tem que sair de um pra não pegar no outro. E é bem difícil passar aqui. A gente precisa desviar, mas fica na beirinha de cair no buraco”, disse.
Para transitar, ela precisa reduzir drasticamente a velocidade para evitar acidentes. “Tem que reduzir, tem que prestar bastante atenção. Às vezes, quando está vindo outro carro, até a gente tem que parar para não correr o risco de pegar outro buraco no caminho.”
Na última quinta-feira (10), um ônibus caiu em um buraco no bairro Sobradinho, assustando os passageiros. Segundo o motorista, não deu tempo de perceber que logo à frente a rua estaria esburacada.
Outra moradora, Adriele Almeida, também falou sobre a mesma dificuldade. “Toda manhã, essa agonia, cheia de buracos. Realmente é algo que atrapalha, porque passam carros aqui, aí fica aglomerando também, porque tem que esperar outro passar para poder desviar do buraco.” Segundo ela, até os motoristas de aplicativo se recusam a circular pelo local.
Rua Guaçuí, no bairro Parque Ipê
A mesma situação é enfrentada pelos moradores da Rua Guaçuí. Lá, além dos buracos, as pessoas que transitam pelas ruas do bairro Parque Ipê também estão lidando com sujeira, matagal e entulhos pelas ruas do entorno.
Com a boa-fé de tentar resolver o problema, as pessoas acabam jogando entulho nos buracos para tentar diminuir a profundidade.
Morador da localidade há 42 anos, Emerson da Silva Estrela fez um apelo durante o programa Acorda Cidade. “Queríamos ver se fechava esse buraco aqui. Está cheio de entulho e água parada na rua. É esgoto a céu aberto há mais de cinco anos já”, denunciou.
Ele destacou ainda que, apesar de a rua ser asfaltada, o piso está destruído devido à falta de escoamento e descarte irregular de resíduos, inclusive, até mato está sendo jogado dentro das crateras. “É por causa da água, que não tem escoamento de esgoto, então a água arrebenta e o pessoal joga entulho de carroça para tapar o buraco”.
A população pede que a Superintendência de Operações e Manutenção (Soma) tome providências urgentes quanto à recuperação das vias. O Acorda Cidade buscou um retorno com órgão.
Com informação do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também:
Moradores do bairro Capuchinhos pedem melhorias para rua esburacada
Moradores da Rua Venezuela pedem novo calçamento na via
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram