A Organização de Procura de Órgãos em Feira de Santana (OPO/Feira) visando aumentar ainda mais o número de doações na cidade, promove uma reunião na próxima segunda-feira (3), a partir das 14h, no auditório do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Durante o evento, a equipe da OPO vai apresentar os dados alcançados em 2013, além da avaliação das atividades desenvolvidas no ano de 2013, estabelecer metas e elaborar propostas para o ano de 2014. O encontro contará com a presença do coordenador estadual do sistema de transplante, Dr. Eraldo Moura e das diretorias do hospital.
Saúde
HGCA registra aumento de 50% no número de doações de órgãos
A OPO/Feira, que funciona no HGCA, fechou o ano de 2013 superando o número de doações dos demais anos.
Acorda Cidade
A OPO/Feira, que funciona no HGCA, fechou o ano de 2013 superando o número de doações dos demais anos. Foram 27 diagnósticos de morte encefálica e 08 doações de múltiplos órgãos realizadas no ano de 2013. Em 2012 foram 22 diagnósticos de Morte Encefálica e 04 doações de múltiplos órgãos. Ou seja, houve um aumento de 50% referente ao número de doações. A média superou a estadual registrada em 28% e a nacional que fechou o ano em 14%. Os dados são do Sistema Estadual de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
Atualmente, 1.976 pessoas aguardam por doações de órgãos na Bahia. De acordo com Dr. André Guimarães, coordenador da OPO/Feira, em 2013 as atividades de busca ativa no HGCA e nos demais hospitais foram reforçadas. “Nosso trabalho tem resultado inclusive na captação de órgãos de pacientes que estavam internados em hospitais da rede privada da cidade”, disse Dr. André, acrescentando que este ano já iniciou com um número de 09 diagnósticos de morte encefálica e 04 doações de múltiplos órgãos, uma delas em um hospital privado da cidade.
Assuntos