Laiane Cruz

Comunicadores, estudantes e empresários de toda a Bahia participam nesta quinta-feira (30) do 1º Fórum Baiano de Comunicação e Democracia, que reúne também palestrantes reconhecidos nacionalmente e discutirá temas relacionados à TV Digital e o mercado de comunicação. O evento é gratuito e prossegue até as 17h no Hotel Matiz, situado no bairro Costa Azul, em Salvador.
 
O Fórum é promovido pelo Conselho de Comunicação Social da Bahia, em conjunto com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). Quem não puder participar do evento poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo site do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).


(Thiago Fonseca/ Acorda Cidade)

 
Em entrevista ao Acorda Cidade, o coordenador da Agência de Comunicação do Estado da Bahia (Agecom), Edmundo Filho, afirmou que o objetivo do fórum é, sobretudo, contribuir para o debate na área da Comunicação e atualizar a comunidade sobre a agenda do Ministério das Comunicações e Telecomunicações, bem como todo este setor, que atualmente passa por transformações principalmente na esfera do rádio AM, do ponto de vista da migração da frequência para o FM.
 
O coordenador afirmou ainda que o número de inscrições no fórum superou as expectativas da organização. Eram esperadas em média 200 pessoas. No entanto, houve três vezes mais inscritos que o número estabelecimento inicialmente para o local do evento. 
 
Programação
 
Entre os palestrantes estão o senador baiano Walter Pinheiro, pioneiro nas discussões sobre TV Digital no Brasil; Rosane Bertotti, coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e secretária de Comunicação da CUT; Luís Carlos Gurgel, diretor executivo do SBT Nordeste; e Eduardo Campos, diretor da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). 
 
A última mesa do evento dará luz aos avanços e quais as perspectivas para a comunicação, a partir de uma discussão sobre a atuação do Conselho de Comunicação Social da Bahia. 
 
9h – Mesa 1: 2014: (Tele) Comunicação e Audiovisual no Brasil
 
14h – Mesa 2: Os Desafios da Digitalização na Comunicação Pública e no Mercado
 
15h30 – Mesa 3: Conselho de Comunicação da Bahia: experiências e participação social
 
17h – Encerramento

Com informações do radialista Dilton Coutinho do Acorda Cidade.