Uma adolescente de Feira de Santana desviou R$ 5.600 da conta do avô para comprar moedas virtuais no jogo Roblox. A jovem, de 16 anos, realizou duas transferências bancárias para um jogador que conheceu pela internet. Segundo a polícia, ele é de Minas Gerais.
A delegada responsável pelo caso, Ludmilla Vilas Boas e Santos, informou ao portal g1 que a adolescente tinha acesso às movimentações bancárias do avô e aproveitou para fazer duas transferências, nos dias 20 e 28 de junho. O avô não teve o nome divulgado, mas é morador do bairro Mangabeira.
Ele só percebeu o desaparecimento da quantia no dia em que foi quitar uma parcela da casa que havia comprado. O homem chegou a desconfiar de golpe e procurou a polícia para apurar o caso.
As investigações identificaram que o dinheiro foi enviado ao amigo virtual da adolescente, que converteu a quantia em moedas virtuais utilizadas para comprar roupas, personagens e outros itens dentro do ambiente do jogo. Ao ser levada à delegacia pela mãe, a adolescente inicialmente negou o envolvimento, mas acabou confessando ao ser confrontada com as provas.
O caso foi encaminhado à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).
A delegada ainda orientou que os pais fiquem atentos à vida virtual dos filhos por conta dos riscos de abuso sexual virtual, entre outros crimes que podem acontecer no ambiente da web.
O Roblox é um jogo que simula um universo onde usuários interagem e compram itens usando moeda virtual. A plataforma de videogame online permite que os usuários criem a maior parte do conteúdo. Recentemente, o jogo vem sendo criticado porque qualquer pessoa pode entrar na plataforma se passando por uma criança para interagir.
O caso foi registrado na 2ª Delegacia Territorial (2ª DT).
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.