A Polícia Civil da Bahia, por meio da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), iniciou na segunda-feira (7) a Operação Stone, voltada à fiscalização de pedreiras e mineradoras do estado. A primeira atividade foi realizada em comunidades rurais às margens da BR-235, no município de Juazeiro, no norte baiano.
A ação tem caráter preventivo e educativo, com foco na regularização das autorizações para o uso de explosivos industriais, como emulsão encartuchada e em gel, por parte das empresas do setor de mineração. Durante a operação, foram analisadas documentações, alvarás e registros obrigatórios junto à Polícia Civil.
De acordo com a delegada Daniela Fernandes, coordenadora de fiscalização da CFPC, a fiscalização busca não apenas garantir o cumprimento da legislação, como também proteger a população local.
“A atividade consiste em orientar as empresas sobre a obrigatoriedade do cadastro junto à Polícia Civil, como forma de monitorar o uso de produtos controlados e evitar o desvio de explosivos ou outros insumos que possam representar risco à segurança pública”, explicou a delegada.
As equipes estiveram em três pontos distintos da zona rural, com acompanhamento técnico e levantamento das condições operacionais de cada empreendimento. A Operação Stone segue com novas etapas programadas para outras regiões do estado.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram