Nomear sentimentos, interpretá-los e aprender a conviver melhor com eles. Essa é a proposta do Livro das Emoções, segunda obra solo da escritora, educadora e psicóloga baiana Fabiana Cardeal. Publicado pela editora Usina de Textos, o livro reúne cinco histórias sensíveis voltadas ao público infantil, que trazem à tona emoções como medo, tristeza, raiva, nojo e felicidade e convidam leitores a acolherem o que sentem.
“O livro retrata emoções vivenciadas por muitas crianças no dia a dia e deixa a mensagem de que todas, inclusive as emoções consideradas negativas, são essenciais para o desenvolvimento infantil”, explica a escritora.
Através de personagens cativantes e situações do cotidiano vivenciadas com o filho e sobrinhos, as narrativas constroem pontes entre literatura e autoconhecimento. Felipe, Maria, Juju, Elis, Henrique e João Pedro protagonizam minicontos que despertam caminhos de reconhecimento, escuta e expressão emocional.
“Acredito que quando as crianças aprendem a dar nome ao que sentem, elas ganham ferramentas importantes para se expressar, criar vínculos mais saudáveis e crescer com mais consciência emocional”, destaca a autora, que natural de Feira de Santana, na Bahia.
As histórias são inspiradas em suas vivências familiares e capazes de despertar identificação com leitores de todas as idades. Traduzem afetos do dia a dia, ou a falta deles e se conectam com situações reais acolhidas por ela, tanto no set terapêutico como nos espaços de acolhimento das escolas onde ainda trabalha.
Mãe do pequeno João Pedro, que completa 4 anos agora em julho, Fabiana reforça a importância de abordar temas ligados à saúde emocional desde cedo: “Sempre quis fazer um livro sobre as emoções, já que são elas permeiam a nossa vida. Trabalhar estes temas com as crianças, desde pequenas, é fundamental para a saúde dos futuros adolescentes que eles irão se tornar”, defende.
Com experiência na educação infantil, Fabiana vem trilhando uma trajetória dedicada ao cuidado com a infância. Em 2024, lançou Era uma vez uma Menina Preta, livro de estreia que fez percorrer escolas da Região Metropolitana de Salvador com contações de histórias em momentos de muita interação e pertencimento. Agora, no Julho das Pretas, mês de celebração no Brasil dedicado à luta e conquistas das mulheres negras, com foco no combate ao racismo e sexismo, ela lança o Livro das Emoções.
A publicação reafirma o compromisso com a escuta atenta e sensível a favor do desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes, especialmente de meninas negras. “Percebo no consultório, que muitas delas só chegam para serem acolhidas e tratadas já na adolescência, quando as situações já estão agravadas. Quanto antes pudermos olhar e cuidar das emoções, melhor”, alerta. Com 20 páginas, o Livro das Emoções tem ilustrações da paulistana Camila Scavazza. Valor de capa: R$ 40,00.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.