A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Feira de Santana (OAB Feira) está intensificando a orientação à população sobre o uso da plataforma “Confirmaadv”, criada pela OAB Nacional para combater a atuação de falsos profissionais no exercício da advocacia. O alerta surge diante do aumento no número de tentativas de golpe em que pessoas se passam por advogados para enganar vítimas, principalmente por meio de aplicativos de mensagens como o WhatsApp.
A ferramenta, disponível no site www.confirmadv.oab.org.br, permite que qualquer cidadão valide, de forma rápida e gratuita, a identidade de advogados e advogadas com inscrição ativa. A consulta pode ser feita informando o número da OAB, nome completo ou CPF do profissional. Segundo a OAB Nacional, a plataforma já foi acessada mais de 11 mil vezes e ajudou a evitar mais de 2 mil golpes em todo o país.
De acordo com a OAB de Feira de Santana, criminosos têm usado a imagem de advogados reais ou inventado nomes para simular atendimentos, emitir cobranças e induzir pagamentos. Inclusive, foi divulgado aqui no Acorda Cidade que o conhecido advogado de Feira de Santana, Ronaldo Mendes, foi alvo dos criminosos, que usaram sua imagem e um número falso de WhatsApp para aplicar golpes.
A recomendação é que, sempre que houver contato suspeito, especialmente de números desconhecidos, o cidadão utilize o Confirmaadv antes de compartilhar informações ou efetuar qualquer tipo de pagamento.
Além da checagem preventiva, a OAB orienta que denúncias sobre falsos advogados sejam feitas pela plataforma www.fiscalizacao.oab.org.br, pelo e-mail [email protected] ou com o registro de Boletim de Ocorrência em uma delegacia.
Também é possível fazer a consulta por meio do site: https://cna.oab.org.br/.
Como identificar e evitar golpes jurídicos e em geral:
- Desconfie de contatos inesperados: golpistas costumam se apresentar de forma repentina, alegando urgência ou situações jurídicas sensíveis.
- Nunca faça pagamentos sem verificação prévia: confirme a identidade do profissional ou empresa antes de realizar qualquer transferência.
- Verifique canais oficiais: no caso de advogados, use a plataforma Confirmaadv. Para empresas, verifique CNPJ e registros em órgãos competentes.
- Atenção a erros de português e comunicações genéricas: mensagens automáticas ou com erros podem indicar fraude.
- Não compartilhe dados pessoais ou bancários sem certeza da identidade do interlocutor.
Leia também: Golpe do Falso Advogado: entenda como funciona e como se proteger dessa fraude
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.