Em comemoração à Independência do Brasil na Bahia, nesta quarta-feira, 2 de julho, o distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, local de nascimento da heroína Maria Quitéria de Jesus, contou com uma programação especial em celebração à data. A comunidade acompanhou as comemorações e enalteceu a importância das atividades no distrito para manter viva a história.
O arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni, que presidiu a missa, destacou que esse dia tem um significado maior, que transcende o estado da Bahia e manifesta a luta do povo sertanejo e da figura emblemática que é Maria Quitéria.
“Neste dia, desejo que a fé cristã seja iluminadora do caminho, onde os pobres sejam respeitados, que não haja ditadura, que toda opressão acabe. Que nós possamos acreditar na autonomia e na independência”, afirmou.
A historiadora e presidente do Instituto Histórico Geográfico de Feira de Santana, Lia Célia Pires Leal, está à frente da organização do evento, que ainda conta com o apoio de diversos órgãos, como o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, entre outros.
Segundo ela, as comemorações pelo 2 de Julho no distrito de Maria Quitéria são garantidas através de uma lei aprovada na Câmara Municipal de Feira de Santana. Esta é a 6ª edição do desfile.
“Não é fácil realizar esse evento, mas é importante. Maria Quitéria foi uma das grandes que participaram da nossa independência, então é preservação histórica. Que Maria Quitéria seja valorizada e reconhecida, assim como nosso distrito, que tem uma filha nobre. Muitas pessoas ainda desconhecem quem foi Maria Quitéria. Tivemos muita dificuldade quando começamos a fazer esse desfile. Distribuímos um livro em todas as escolas e a gente ainda sente que muita gente desconhece a história. Então, acho importante esse desfile”, destacou.
A técnica de enfermagem Jakleide Almeida, que mora no distrito de Maria Quitéria, disse ao Acorda Cidade que acompanha as comemorações desde o início. Hoje, ela assiste ao desfile acompanhada do filho e destaca a importância histórica desse evento.
“Já participei como estudante e é muito bom. Hoje vejo meu filho crescendo e acompanhando esse desfile, que é muito importante, é conhecimento para os jovens. Hoje, muitos não sabem quem foi Maria Quitéria e aqui eles aprendem muito”, avaliou.
O tenente-coronel Guedes, comandante do 35º Batalhão de Infantaria (35º BI), falou sobre a satisfação de participar do evento e rememorar os feitos do Exército Brasileiro.
“Cultuar os feitos de Maria Quitéria nos orgulha bastante. Ela, à época, era muito além do seu tempo, quebrou paradigmas, foi a primeira mulher a servir e combater batalhas no Exército Brasileiro. É sempre bom lembrar a importância dela para nossa instituição”, declarou.
Em alusão ao 2 de Julho, o 35º BI realizou uma ação cívico-social com uma exposição de materiais de emprego militar do batalhão, além de uma exposição voltada para o ambiente de caatinga e uma apresentação musical. Também foi feita uma solenidade militar com hasteamento da bandeira em alusão à data.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho também participou das comemorações do 2 de Julho no distrito de Maria Quitéria. Ele lembrou que o desfile foi uma ideia do Instituto Histórico de Feira de Santana, que o município abraçou.
“Esse desfile, quando se iniciou, eu era prefeito e significa a história sendo preservada e respeitada”, destacou. José Ronaldo ainda falou sobre projetos que pretende colocar em prática para proporcionar melhorias no distrito.
“Temos vários compromissos com o distrito, estamos estudando e, em breve, vamos retornar aqui com os anúncios dos nossos compromissos. Vamos fazer uma bela praça, a área do forró será remodelada. Já fizemos um novo São João aqui este ano e também estamos trabalhando na questão da policlínica, além de algumas estradas que serão asfaltadas”, informou.
Veja o vídeo e mais fotos:
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.