Moradores da Rua Pedro Suzart, no bairro Brasília, em Feira de Santana, pedem socorro para a situação de gatos doentes que estão aparecendo no local. Eles informam que, possivelmente, os animais estão com a doença esporotricose e dizem que já tentaram solicitar ajuda da prefeitura, mas, até o momento, não conseguiram.
“Já tem quase um ano que esses gatos começaram a aparecer, mas o número tem aumentado, inclusive com relatos de pessoas que foram arranhadas e desenvolveram a doença esporotricose. A gente não tem obtido sucesso nas inúmeras vezes que procuramos a zoonoses”, relatou o morador Ronaldo Rômulo ao Acorda Cidade.
Segundo ele, os animais estão definhando, e, apesar de algumas pessoas pegarem para tratar, a contaminação para outros gatos ocorre de forma rápida, já que os animais costumam andar juntos.
“Não vemos nenhuma manifestação do poder público. Já conversei com a zoonoses, já enviei fotos mostrando a situação, e eles dizem que não têm carro. Não sei quais as condições, quantas demandas estão atendendo, mas, aqui, é um problema de saúde pública. Não é um problema pessoal, não é um problema meu, é uma situação delicada,” destacou.
O morador Ronaldo Rômulo lembra que a doença esporotricose é transmissível e que os gatos também são vítimas. Ele pede que a prefeitura vá até o local verificar a situação e orientar os moradores.
A produção do Acorda Cidade entrou em contato com o Centro de Zoonoses e com a secretária de Saúde e aguarda retorno.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.