Feira do Livro gera economias com material didáticos

Feira do Livro gera economias com material didáticos Feira do Livro gera economias com material didáticos Feira do Livro gera economias com material didáticos Feira do Livro gera economias com material didáticos

Foto: Madalena de Jesus

Pela sexta vez consecutiva acontece a Feira do Livro, no estacionamento em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, no início da avenida Getúlio Vargas. Várias pessoas estão negociando livros de todas as séries do ensino fundamental e médio da rede particular, no espaço cedido pela Prefeitura.
Uma excelente oportunidade que os pais dos estudantes têm para comprar, vender ou trocar os livros dos filhos e economizar bastante no orçamento do material escolar, imprescindível para a volta às aulas.

De acordo com os negociantes, a Feira do Livro no estacionamento surgiu em 2005, mas, antes disso, já acontecia em uma proporção menor dentro das escolas. Uma forma de atender a necessidade dos pais, que começaram com o troca-troca e ampliaram para vendas, compras e trocas, no estacionamento.

Eliene Ferreira, professora aposentada, que está participando da feira para vender e também comprar livros para os netos e sobrinhos afirma que “todos saem ganhando: os pais, que compram mais barato; e os vendedores, que além de vender compram”.

É também o caso Fernanda Leite Gomes que falta vender apenas um livro, usado pelo filho na sexta série em 2009 e comprar um para a sétima série, que vai ser cursada por ele em 2010.
“Com isso faço uma economia de mais de R$ 300,00, que seria o preço de todos os livros se eu tivesse que comprar novos em livrarias. Também estou vendendo e comprando os da minha sobrinha”, disse.

Silvia Ferreira que estava passando pelo local, aproveitou para comprar um livro de artes da 7ª série para a filha. “É bom porque o preço é menor e estão em bom estado de conservação. Entregar um livro estragado para uma criança desestimula nos estudos”, alertou.
A Feira do livro começou na segunda semana de janeiro e acontece de segunda a sábado. Deve permanecer até abril, depois do início das aulas. O valor médio dos livros varia entre R$ 25,00 e 50,00; cerca de 50% ou mais a menos que o preço encontrado nas livrarias.

Informações da Secom