Bahia
Brumado: água inunda cidade e famÃlias saem de casa
Barreira artificial transbordou há 6 dias, como não acontecia há 14 anos. Há 13 dias chove na região. Previsão prevê tempo melhor só no domingo.
Acorda Cidade
Cerca de 50 pessoas estão desabrigadas em Brumado devido às fortes chuvas que atingem a região sudoeste da Bahia há 13 dias. A situação da cidade foi agravada porque foi preciso abrir as comportas da Barragem de Truvisco, localizada em Calculé, desde sexta-feira (20), o que aumentou a intensidade do Rio Antônio, que passa pelo local.
Segundo a prefeitura, a água derrubou o muro da estação de tratamento de Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), misturando a água do rio com o esgoto. O secretário de Infraestrutura de Brumado, André Cardoso, afirma que 12 famílias foram retiradas da casas próximas ao rio para que a enxurrada não os atingisse. Elas estão abrigadas em uma escola da região até que a chuva amenize.
Cardoso informa que a Defesa Civil da cidade monitora o volume do rio, que parou de subir. Algumas casas históricas situadas no centro ficaram destruídas e tiveram que ser demolidas na manhã desta quinta-feira (26). Não foram registradas mortes e ninguém ficou ferido.
"Essa barragem tem 14 anos que não sangra. Há muito tempo não vimos uma coisa dessas na região. A Defesa Civil está fazendo o monitoramento constante na beira do rio. Brumado não tem esgotamento sanitário, somente 2% da cidade é atendida pela Embasa, apenas o bairro São Jorge. Todo o esgoto da cidade é jogado no Rio do Antônio", contou o secretário.
Em Brumado, a ponte que dá acesso à cidade foi interditada pela polícia e um desvio foi criado para que os moradores não fiquem ilhados. Em Umburana, município vizinho, a água atingiu 1m acima do nível da ponte, destruindo as cabeceiras.
Nesta quinta-feira, a previsão aponta tempo nublado, com pancadas de chuva durante o dia, e temperatura mínima de 18ºC, com máxima de 30ºC, em Brumado.
No entanto, na sexta-feira (27), o céu deve ficar encoberto e há expectativa de ocorrência de fortes chuvas durante todo o dia. A mínima deve ser de 21ºC e a máxima de 23ºC, aponta a previsão.
No sábado (28), o tempo deve ficar nublado. O tempo melhora no domingo (29), quando deve fazer sol, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). As informações são do G1.
Assuntos