Feira de Santana

Falta de água prejudica comércio de Flores na rua Olímpio Vital

O problema começou há uma semana atrás.

Rua Olímpio Vital
Foto: Ney Silva

Nos últimos dias, a escassez de água da Embasa na rua Olímpio Vital, centro de Feira de Santana, vem prejudicando os comerciantes que trabalham com plantas e flores, o problema já acontece há uma semana.

Maria José Santos Soares, conhecida como Mara Flores, é comerciante há mais de 30 anos no local. Segundo ela, os últimos dias foram difíceis, pois a falta de água acarreta em prejuízos. “Está tendo prejuízo, né, porque flores é um produto que não consegue sobreviver sem a água. Faz oito dias que não cai um pingo de água na torneira. Aqui no meu box mesmo, nem uma gota. Usamos a água da chuva quando tem, ou então quando a gente consegue pagar a um menino para poder carregar um balde de água, pra poder fazer alguma coisa assim, para botar nas flores” explicou Mara.

Maria José, comerciante da rua Olímpio Vital
Foto: Ney Silva

Os comerciantes relataram que já acionaram a Embasa para buscar solução para o problema, mas até o momento nada foi resolvido. Ainda de acordo com Maria José, nenhum técnico foi ao local durante estes dias. “No meu caso mesmo, eu tenho um tonel ali que está sem água. Nem sei como vai ser a situação, viu, porque a gente, na verdade, não pode parar, precisamos, porque temos que trabalhar, aí está dependendo da Embasa, a Embasa tem que ver isso aí o mais rápido possível.”

Dona Nancy Silva, é outra comerciante que vende diversos tipos de planta. Ela já está tendo prejuízo no caixa por conta dessa situação. “Já tem mais de oito dias que não cai água aqui. As plantas estão sentindo, estão morrendo. Até as rosas que a gente coloca na geladeira estão precisando de água.”

Nancy, comerciante da rua Olímpio Vital
Foto: Ney Silva

Além de ter um custo não esperado com a compra de água mineral, no box de Nancy algumas plantas que custavam em torno de R$50,00 não resistiram. “A gente comprou água mineral para molhar umas plantinhas, para não deixar as bichinhas morrerem. Quando chove a gente pega da pingueira. Mas as plantas precisam de muita água, porque senão não suporta.”

Simone Silva, presidente da Associação dos Floristas da Olímpio Vital também conversou com a reportagem do Acorda Cidade. “A gente tem aqui 16 boxes, mais a água que precisa pro banheiro fica 17. Nós estamos sem água há uma semana. A água está chegando fraquinha, não está nem subindo para os tanques. E a gente precisa de água para colocar nas mercadorias que são flores naturais, para molhar as plantas.”

Simone, presidente da Associação dos Comerciantes da rua Olímpio Vital
Foto: Ney Silva

Segundo Simone o prejuízo não foi maior por conta da chuva nos últimos dias, que apesar de pouca, foi utilizada para amenizar a situação. “Algumas plantas já estão morrendo, no sábado a gente pegou um pouco de água de chuva. A gente tem que colocar os baldes aqui na frente, aparando água de chuva. Desde a semana passada que a gente já falou que estava sem água e não tivemos resposta nenhuma. A água que a gente tinha já acabou, os tanques secaram.” declarou Simone.

Ao Acorda Cidade a Embasa encaminhou a seguinte nota:

Sobre o abastecimento no Centro de Feira de Santana, a Embasa informa que equipes identificaram e corrigiram no final de semana vazamentos em dois trechos da rede distribuidora, regularizando em parte a oferta de água na região. Equipes com o uso de equipamentos de inspeção continuam em campo para localizar e corrigir eventuais vazamentos não aparentes e executando ajustes operacionais até que seja regularizado o abastecimento na área.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.