Na Rua São Martins, bairro Queimadinha, em Feira de Santana, os buracos no calçamento tem causado transtornos aos moradores. Quando chove várias poças de água e lama são formadas devido às irregularidades no piso. Além disso, os moradores relatam a presença de animais como ratos, atraídos por essa situação. A reportagem do Acorda Cidade foi acionada para ir até o local onde conversamos com Erivaldo Silva Santana, comerciante que mora na rua há mais de 20 anos.
“Ninguém faz nada, entra prefeito, entra vereador. Ninguém está vendo aí a rua cheia de água e a rua toda bagaçada. O piso está cedendo, carro atolando na rua, está um negócio sério. Muita água parada aqui também, rato”. De acordo com Erivaldo a situação é constante. “Aqui tem problema de rede de esgoto também, aqui é o seguinte, a água não vai para a rua porque está entupindo os canos da rua. Aí volta para casa e aí molha tudo, cadeira, acaba com tudo, é um negócio sério quando chove.”
Ainda no bairro Queimadinha outras situações vem causando desgaste na população, dessa vez na rua Conselheiro Lafaiete, a falta de limpeza no local. Segundo Edineia de Almeida Vilas Boas, que mora há 35 anos na rua, a questão é bem desagradável. “Aqui está faltando muita coisa além da limpeza, está precisando tirar os matos, que estão tomando conta, às vezes sobe muito mais do que você está vendo aqui.”
Não é só o mato que está preocupando os moradores agora, é que quando começa a época de chuva outros transtornos aparecem. “Aqui também quando chove é um Deus nos acuda. Alaga a rua, a água entra nas casas. Por falta de manutenção, está precisando muito de alguém vim aqui fiscalizar, sozinhos aqui ninguém pode fazer nada, não sem ajuda”, explicou Edineia.
Segundo Manuela do Amor Divino, que reside no local há cerca de 25 anos, a chuva entra até no posto de saúde, a USF da Fonte do Lili que fica na rua Rio Grande. “Quando chove a água bate no meio das pernas, fica aquela lama dentro do posto, além das faltas de medicamento e de tudo, ainda tem essa questão da lama. Não foi feita uma drenagem, o que fizeram, fizeram uma porcaria.”
As vizinhas Manuela e Edineia também chamaram atenção para a baixa iluminação da rua, que segundo elas não está clareando o suficiente. “Está escura, precisa melhorar, e substituir as lâmpadas. Não é bem a lâmpada queimada, é que essas lâmpadas, acho fraquinhas.” explicou Manuela.
O que dizem os órgãos responsáveis
Superintendência de Operações e Manutenção
Em nota, a Soma informou ao Acorda Cidade que o problema na Rua São Martins, está relacionado ao sistema de drenagem da área, que vem sendo comprometido por ligações clandestinas de esgoto e construções irregulares sobre a rede existente. A situação é agravada pelas ocupações no entorno da Lagoa do Prato Raso, que têm reduzido significativamente a capacidade de escoamento dos sistemas de drenagem da região.
Ainda segundo o órgão, para uma solução definitiva e eficiente, será necessária a requalificação completa do sistema de drenagem, uma obra que está prevista no projeto de reestruturação do sistema da cidade, vinculado ao empréstimo que está sendo pleiteado pelo município junto a instituições financeiras.
Secretaria de Serviços Públicos (Sesp)
A Sesp também se manifestou e informou que uma equipe técnica será enviada ao local ainda esta semana para realizar a limpeza da via e também fazer uma avaliação do sistema de iluminação pública, com o objetivo de solucionar os problemas apontados e garantir mais conforto e segurança para os moradores.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.