Acorda Cidade

Quatorze embarcações de uma equipe com 60 técnicos especializados em proteção ambiental trabalham para tentar conter o vazamento de óleo que vaza após incêndio no navio Golden Miller, após explosão na área interna no Porto de Aratu, em Candeias, região metropolitana de Salvador, na terça-feira (17). As informações são do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic).
 

O óleo que vazou já atinge a Praia do Botelho, que fica na Ilha de Maré, em Salvador, a cerca de 13 km de distância. Através de nota, o órgão informou que a "mancha identificada é composta de uma mistura de óleo combustível com óleo lubrificante leve. Seus efeitos no meio ambiente variam em intensidade, tipo e duração, de acordo com vários fatores entre os quais correntes marinhas predominantes, incidência solar e de ventos".
 
Ainda de acordo com informações do Cofic, foi criada uma estratégia de contenção para proteção das praias na área de influência do Porto de Aratu, incluindo a implantação de seis quilômetros de barreiras para absorção do óleo. O órgão informa ainda que sobrevoos diários estão sendo realizados no local, com objetivo de identificar os pontos afetados e atualizar a estratégia de atuação.
 
A Cofic não sabe informar sobre a qualidade da água. Técnicos do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) fazem análise para descobrir se a água do mar da Baía de Todos-os-Santos foi infectada. Segundo o Cofic, a empresa de proteção ambiental do Polo de Camaçari "está fazendo o monitoramento da qualidade do ar da área e das comunidades do entorno de forma preventiva. Os resultados preliminares indicam que não há anormalidade na qualidade do ar", informou nota.
 
O incêndio atingiu o navio Golden Miller e o fogo só foi debelado após 24 horas. Uma mancha surgiu na Baía de Todos-os-Santos após o incêndio. De acordo com o Comitê, os resíduos de óleo decorrentes do combate ao incêndio foram contidos e continuam sendo monitorados. Avaliações sobre o impacto ambiental estão sendo realizadas. Mesmo com o fogo debelado, o resfriamento do navio continua sendo realizado pelas equipes de combate às chamas. 
 
As informações são do G1.