Feira de Santana está entre as seis cidades baianas escolhidas para testar a eletrificação da frota de transporte público coletivo. A proposta do município foi selecionada durante a 6ª Reunião do Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, realizada em Salvador, nos dias 22 e 23 de maio.
O encontro, que reuniu representantes de diversas cidades no Hotel Intercity, teve como foco discutir soluções e os principais desafios da mobilidade urbana no estado. Além de Feira de Santana, os municípios de Salvador, Camaçari, Jequié, Vitória da Conquista e Luís Eduardo Magalhães também foram contemplados com a iniciativa. A experiência nas cidades selecionadas servirá de base para a elaboração de um relatório com estudos de caso, que poderá orientar a implantação do transporte sustentável em outros municípios.
A notícia foi confirmada pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana de Feira de Santana, Sérgio Carneiro, em entrevista ao Acorda Cidade.
“Tive a felicidade de ver a nossa Feira de Santana como uma das cidades selecionadas para testes de ônibus elétricos e nós vamos ter esse ônibus elétrico em Feira, rodando nas nossas ruas, para que o povo possa conhecer. E aí, então, nós verificaremos in loco como funcionam esses novos ônibus que reduzem a poluição na emissão de gases e também na poluição sonora”, comemorou o secretário.
Sérgio Carneiro também destacou a importância de iniciativas como essa para garantir um direito básico da população: a mobilidade urbana. O secretário destaca que a mobilidade é essencial tanto para quem depende do transporte para trabalhar e sustentar a família, quanto para os estudantes que precisam chegar às aulas. Segundo ele, a educação é um dos caminhos mais seguros para a ascensão pessoal, econômica e profissional, e por isso, garantir um transporte eficiente é fundamental.
“Estamos avançando neste fórum que discute os problemas da mobilidade e as soluções que cada município vai encontrando e passando para os outros municípios. Eu tenho dito isso repetidas vezes: a mobilidade foi eleita pelo povo brasileiro como uma das suas prioridades, ao lado da educação, da saúde e da segurança, tendo em vista que diz respeito a um direito constitucional, ao direito de ir e vir”, destacou.
Sérgio Carneiro também reforçou a necessidade de defender a mobilidade urbana como uma pauta permanente na sociedade.
“É preciso que tenha sempre essas pessoas lutando por ela, chamando a atenção de todos os seus aspectos, e que nós possamos garantir esse direito fundamental, sobretudo a todos aqueles que não têm condução própria”, acrescentou.
O Fórum foi coordenado pelo diretor executivo, Saulo Figueiredo, que já atuou como secretário de Transporte e Trânsito em Feira de Santana.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.