Feira de Santana

Saiba como será o novo sistema de marcação de consultas da Prefeitura de Feira

A Secretaria está em processo de transição para o novo sistema de marcação desde o início de maio, com base nas dificuldades identificadas.

Prefeito de Feira - José Ronaldo -
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Marcar uma consulta médica em Feira de Santana vai ficar mais simples, rápido e acessível. É o que planeja a Prefeitura ao anunciar um novo sistema de agendamento na rede municipal de saúde — o Feira Agenda Fácil Saúde — que promete dar fim às longas esperas e tornar o processo mais transparente. O anúncio foi feito no Paço Municipal, na manhã desta sexta-feira (23).

Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário de Saúde, Rodrigo Matos, explicou que o novo modelo é uma modalidade de marcação multimodal. “Sendo bem didático, nós tínhamos um modelo de marcação via aplicativo. Nós teremos aplicativo? Sim. Só que teremos outro aplicativo e esse aplicativo é integrado ao sistema. Só aí já é um avanço.”

Secretaria de saúde realiza anuncio de novo pacote - Rodrigo Matos
Rodrigo Matos | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O sistema atual, que funcionava pelo aplicativo Feira Conectada, será descontinuado. A mudança vem justamente porque o antigo modelo, apesar de parecer tecnológico, escondia um processo interno totalmente manual na Central de Regulação. “Via Feira Conectada, a pessoa colocava ali a solicitação, anexava os pedidos, e esses pedidos chegavam lá numa tela da regulação. E de forma manual, o regulador, o agente de regulação, ele ia marcando mediante as vagas que tinham”, contou Matos.

Como vai funcionar na prática?

  • O novo sistema permitirá que o usuário escolha como prefere fazer seu agendamento:
  • Pelo aplicativo (que será novo e conectado diretamente ao sistema da regulação), o “Mais Saúde Cidadão”;
  • Pelo site https://www.feiradesantana.ba.gov.br/sms/marcacao/index.asp, usando qualquer computador;
  • Presencialmente, nas unidades de saúde, para quem não tem familiaridade com tecnologia ou acesso à internet.
Secretaria de saúde realiza anuncio de novo pacote - Rodrigo Matos
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A unidade de saúde será um ponto de apoio para as pessoas, onde elas poderão também chegar lá e ter a sua demanda acolhida. Porque a gente sabe que tem São José, lá do distrito de Maria Quitéria, que pode ter um embaraço tecnológico, não tem internet, não tem celular. Ele não pode ficar fora do sistema.”, destacou o secretário.

Outra mudança importante é que agora o agendamento será automatizado e transparente, respeitando uma fila única. O sistema roda de forma automática, inclusive durante a madrugada, organizando os pedidos e preenchendo as vagas disponíveis. “Quando ele entra na fila única, meia-noite e meia roda o sistema e as marcações são feitas.”, detalhou.

Secretaria de saúde realiza anuncio de novo pacote - Rodrigo Matos
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com a atualização do sistema IDS, os pacientes atendidos na Atenção Básica já saem da unidade com o dia, horário e local marcados para exames laboratoriais, raio-x, eletrocardiograma e mamografia — que correspondem a cerca de 70% das solicitações da rede.

Adeus, Feira Conectada!

O secretário confirmou o fim do Feira Conectada. “O Feira Conectado acabou. O contrato deles acabou e a gente entendeu que o aplicativo que a gente vai utilizar é um aplicativo que está conectado com o sistema de atendimento médico, ou seja, é muito mais ágil.”, explicou.

Além disso, a nova ferramenta contará com recursos de inteligência artificial, o que deve tornar o processo mais ágil, seguro e eficiente.

Secretaria de saúde realiza anuncio de novo pacote - Rodrigo Matos
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Investimentos e expansão na saúde

A Prefeitura também anunciou novos investimentos na área da saúde que somam 13 milhões com recursos municipais, mas também do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que incluem:

  • Construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS);
  • Implantação de mais um CAPS Álcool e Drogas;
  • Criação de uma oficina ortopédica, atualmente em fase final de licitação;
  • Reforma e ampliação da UBS da Mangabeira, já em andamento;
  • Retomada da obra da UPA de Humildes, com previsão de entrega no final deste ano ou início de 2026.

“É investimento grande, só na construção, mais de R$ 13 milhões de reais. É algo muito robusto porque mostra que saúde é prioridade do governo. Isso mostra que a priorização não é só no discurso, priorização é na prática”, afirmou o secretário ao Acorda Cidade.

Novo hospital municipal a caminho

local onde será construído o Hospital Municipal de Feira de Santana
local onde será construído o Hospital Municipal de Feira de Santana | Foto: Divulgação

Outro anúncio de peso é o projeto do novo hospital municipal, que será construído por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), atualmente em fase de modelagem com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

O futuro hospital deve contar com:

  • UTI;
  • Centro cirúrgico, com foco em cirurgias eletivas, ortopédicas e gerais;
  • Leitos de retaguarda, para desafogar UPAs e policlínicas;
  • Ambulatório dentro de um complexo ambulatorial.

“Vai ser um hospital que atenda as expectativas e seja do tamanho do sonho de Feira de Santana, claro, calçado na realidade econômica e financeira que viabilize, obviamente”, ressaltou o secretário.

Ele reforçou ainda que, mesmo com os desafios, o governo municipal está comprometido em transformar a saúde em Feira de Santana.

“Entramos no quinto mês de governo, mostramos aqui só o que é mais estratégico, bem rápido, do que a gente conseguiu fazer nesses quatro meses. Inclusive, a atualização salarial, tinha gente com três meses atrasado, mas décimo terceiro, e graças a Deus, com muito esforço, que fizemos e estamos fazendo, nós conseguimos equalizar a maior parte dessas situações. […] Sabemos que os desafios são imensos, mas vamos enfrentar cada desafio com coragem, responsabilidade e gestão profissional”, completou Rodrigo Matos.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.