Feira de Santana

Festejos Juninos: veja o horário especial do comércio de Feira de Santana

A expectativa do Sicomércio é de que o comércio tenha um crescimento de até 10% nas vendas durante o mês de junho.

Comércio de Feira
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

O Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio fecharam um acordo que define os horários especiais de funcionamento do comércio no Centro da cidade durante o mês de junho. O objetivo é aproveitar o aumento no fluxo de consumidores nas datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, os festejos juninos e o tradicional Arraiá do Comércio, que ocorrerá de 7 a 15 de junho.

Como fica o funcionamento no mês de junho:

  • Sábado, 07/06 – até as 17h
  • Domingo, 08/06 – das 9h às 13h
  • Segunda a quarta, 09 a 11/06 – até as 20h
  • Quinta-feira, 12/06 (Dia dos Namorados) – até as 20h
  • Sexta-feira, 13/06 – até as 20h
  • Sábado, 14/06 – até as 17h
  • Domingo, 15/06 – das 9h às 13h
  • Segunda a sexta, 16 a 20/06 – até as 20h
  • Sábado, 21/06 – até as 18h
  • Domingo, 22/06 – das 9h às 13h
  • Segunda-feira, 23/06 (véspera de São João) – até as 16h

Geração de emprego e renda

A expectativa do Sicomércio é de que o comércio tenha um crescimento de até 10% nas vendas durante o mês de junho. Segundo Marco Silva, presidente do Sicomércio, o horário estendido — com funcionamento de até 12 horas por dia em diversos dias — favorece diretamente a geração de emprego e renda no município.

“Essa ampliação exige escalas diferenciadas e contratação de pessoal extra, o que representa uma excelente oportunidade de geração de emprego e renda para a cidade”, afirma. Ele destacou ainda a importância econômica do período junino para o comércio local.

marco silva
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“É com grande satisfação que o comércio de Feira comunica a conclusão do acordo para o funcionamento durante o Arraiá do Comércio, Dia dos Namorados e São João. Hoje, esse período é a segunda data mais importante do varejo, ficando atrás apenas do Natal, mas a cada dia crescendo mais. São João é uma data muito boa para o nosso comércio, realmente de geração de emprego e renda”, destacou.

O presidente do Sicomércio explicou que o funcionamento por 12 horas tem uma intenção clara de estimular a economia local. “A jornada de trabalho dele é de oito horas, mais duas extras no máximo, então 10 horas. Com 12 horas, vai sim ser necessário aumentar o quadro, a contratação, e esse dinheiro com certeza vai circular na economia de Feira de Santana”, reforçou.

Pagamento da 2ª parcela do abono salarial dos comerciários

Marco também lembrou que, além do horário especial, outra estratégia para impulsionar o comércio é o pagamento da segunda parcela do abono salarial dos comerciários até o dia 20 de junho.

“Essa data foi escolhida, assim como no Dia das Mães, exatamente para incentivar o comércio, premiar o nosso comerciário, que realmente é uma riqueza que nós temos. É um reconhecimento para esse trabalho e uma forma também dele ter um dinheiro extra para comprar o que quiser”, frisou.

Penúltimo dia / Quixabeira da Matinha
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Ele aproveitou para agradecer à Prefeitura Municipal, às polícias Civil e Militar, ao Corpo de Bombeiros, às secretarias envolvidas no Arraiá do Comércio, além do Sesc e Senac, que também participam do evento.

O acordo também assegura os direitos dos trabalhadores, incluindo:

  • Pagamento de horas extras, conforme a convenção coletiva;
  • Fornecimento de alimentação nos turnos prolongados;
  • Isenção do vale-transporte para empresas que oferecem transporte próprio;
  • Pagamento de 100% das horas extras que excederem o limite do banco de horas previsto na convenção.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.