Aviva Day

Plataforma de viagens e entretenimento projeta faturamento de R$ 1,7 bilhão em 2025 e apresenta avanços estratégicos

Em 2024, a Aviva, detentora da Costa do Sauípe, atingiu R$ 1,4 bilhão. O resultado superou a meta orçada de R$ 1,3 bilhão.

Plataforma de viagens e entretenimento projeta faturamento de R$ 1,7 bilhão em 2025 - Aviva Day - Costa do Sauípe
Plataforma de viagens e entretenimento projeta faturamento de R$ 1,7 bilhão em 2025 e apresenta avanços estratégicos

Com projeção de faturamento de R$ 1,7 bilhão em 2025, a Aviva, plataforma de viagens e entretenimento detentora das marcas Costa do Sauípe, Rio Quente Resorts, Hot Park e Turminha da Zooeira, realizou na última terça-feira (20) a segunda edição do Aviva Day. O evento revelou os principais resultados do último ano, atualizações de projetos e iniciativas de expansão e revitalizações previstas até 2028. Entre os destaques, está o lançamento oficial de um novo produto de fidelização inédito no país, voltado ao público de alto padrão.

Em 2024, a Aviva atingiu o maior faturamento de sua história: R$ 1,4 bilhão. O resultado superou a meta orçada de R$ 1,3 bilhão em 7%, mesmo com parte do inventário dos resorts em processo de renovação. No ano, foram mais de 2 milhões de visitantes nos destinos e cerca de 536 mil diárias vendidas. A área de fidelização e suas três verticais – parques, hospitalidade e residenciais, mantiveram papel fundamental na geração de receita, sendo responsável por mais de 60% do total.

Já no primeiro trimestre de 2025, a Aviva registrou um faturamento de R$ 430 milhões, número 10% maior do que o mesmo período do ano anterior. Com esse desempenho, a companhia projeta fechar o ano com faturamento de R$ 1,7 bilhão.

“A consistência dos nossos resultados confirma a solidez da nossa estratégia de longo prazo e o sucesso da integração entre hospitalidade, entretenimento e fidelização. Estamos prontos para liderar uma nova fase do turismo nacional, com foco em inovação, sustentabilidade e experiências únicas para as famílias”, afirma Alessandro Cunha, CEO da Aviva.

Plataforma de viagens e entretenimento projeta faturamento de R$ 1,7 bilhão em 2025 - Aviva Day - Costa do Sauípe

Renovação hoteleira e revitalização dos destinos

Iniciado em 2024, o ciclo de investimentos da Aviva contempla R$ 1,2 bilhão em melhorias estruturais e novos produtos até 2028. A primeira grande entrega foi a reinauguração do Sol Grand Premium, na Costa do Sauípe. O hotel foi completamente renovado e teve categoria elevada de Premium para Grand Premium, somando-se ao Brisa Grand Premium como símbolo do novo padrão de excelência da Aviva. Também no destino baiano, a Ala Mar está em retrofit e será entregue no verão de 2025 com categoria elevada para a categoria Premium e a Ala Terra terá seu retrofit finalizado em 2028.

A companhia também implementará uma nova Central de Produção e Distribuição de Alimentos (CPDA) na Costa do Sauípe, que deve ser entregue em 2027. Inspirada no modelo de sucesso já em funcionamento no Rio Quente Resorts, a CPDA potencializará a sustentabilidade, padronização e eficiência nos serviços de alimentação, reduzindo desperdícios e fortalecendo a experiência gastronômica dos hóspedes.

Quanto às novidades de entretenimento, um dos motores da companhia, a Turminha da Zooeira, grupo de 6 personagens animados que educa e diverte crianças e adultos nos destinos em que a Aviva atua, ganhará a segunda temporada de sua série animada no YouTube ainda este ano. O projeto amplia a presença da marca no entretenimento infantil e será um dos pilares do storytelling do Hot Park Costa do Sauípe.

“A renovação dos nossos hotéis vai muito além da estrutura. Estamos elevando a experiência como um todo, com foco em hospitalidade de alto padrão, gastronomia diferenciada e serviços mais eficientes e sustentáveis. A nova hotelaria Aviva nasce para atender um público cada vez mais exigente, sem abrir mão do nosso propósito de fazer famílias felizes em paraísos integrados à natureza.”, destaca Paulo Schneider, diretor de Operações da Aviva.

Hot Park Costa do Sauípe: uma nova era no entretenimento aquático

costa do Sauipe
Foto: Divulgação

Previsto para ser inaugurado em 2027, o Hot Park Costa do Sauípe é o primeiro parque aquático de grande porte na Bahia e representa um marco no ciclo de expansão da Aviva. Com investimento de R$ 420 milhões, o novo parque terá mais de 100 mil m² e contará com mais de 20 atrações para todas as idades, divididas em cinco lands temáticas inspiradas na vida marinha.

A narrativa do parque será conduzida pela tartaruga-marinha Marina, personagem da Turminha da Zooeira, que reforçará a conexão entre a diversão e a preservação ambiental que fazem parte da história do parque. O projeto reflete a parceria da Aviva com Projeto Tamar, que existe há mais de duas décadas com foco na proteção de tartarugas marinhas na região.

O parque já nasce tematizado e terá tecnologia contactless integrada à jornada do cliente, incluindo pulseira RFID para lockers portáteis. Com previsão de receber 1,2 milhão de visitantes por ano, o parque deve gerar cerca de 3.500 empregos diretos e indiretos, impulsionando o turismo e a economia do litoral norte baiano.

Fidelização e modelo inédito de produto

Precursora no modelo de timeshare no Brasil, a Aviva reforça sua liderança com o anúncio do InCanto Residence Club, que apresenta um formato inédito no país: o High End Timeshare, que já gerou receita de R$18 milhões, 200% acima da meta projetada, com 82 contratos vendidos entre janeiro e fevereiro deste ano.

O empreendimento que será um empreendimento vertical de timeshare, terá 208 apartamentos, segmentados em 3 modelos, para 4, 6 ou 8 pessoas, e contará com áreas e serviços exclusivos, combinando a sofisticação de um lar com as comodidades da Costa do Sauípe. O InCanto apresenta inovações relevantes fundamentadas em estudos sobre o perfil dos consumidores. Nesse modelo, o cliente adquire uma determinada quantidade de pontos em seu pacote, que pode ser utilizada de maneira flexível, proporcionando maior liberdade para acompanhar o estilo de vida e as mudanças que ocorrem ao longo do tempo.

Essa flexibilidade no uso dos pontos acontece por meio do bank point, que permite antecipação de até 100% dos pontos do ano seguinte e possibilidade de compra e venda de pontos entre clientes. Também permite transferência para terceiros, inclusive como herança, presente ou doação.

Como o uso do produto é baseado em um sistema de pontos, o cliente ainda pode utilizar os pontos para unidades nos hotéis da categoria Grand Premium dos destinos Costa do Sauípe e Rio Quente, independentemente da tipologia originalmente contratada, ampliando as possibilidades de experiência.

No campo de fidelização em parques, a Aviva lançou produtos como o Passaporte Série Limitada, que oferece 15 anos de acesso ilimitado ao futuro Hot Park Costa do Sauípe, além de pré-lançamentos e acesso ao clube social de alto padrão Laguna Sauípe, exclusivo para clientes fidelizados. Também fazem parte da estratégia outros passaportes já criados, com diferentes propostas para atender diversos perfis de visitantes no Hot Park Rio Quente.

“Nossa visão de fidelização vai além da hospedagem. Evoluímos constantemente e estamos atuando em verticais integradas entre parques, hotéis e residenciais que valoriza a jornada de cada cliente e torna as vivências cada vez mais diferenciadas. Com isso chegamos em produtos inéditos que ressignificam a experiência do turista brasileiro, como é o caso do InCanto”, destaca Bruna Apolinário, diretora de Fidelização da Aviva.

Compromissos com a sustentabilidade e Agenda ESG

A sustentabilidade é um dos pilares que orienta as decisões da Aviva, presente em sua Agenda ESG em três pilares: ambiental, social e de governança, que norteam as atividades da companhia, por meio de 16 temas materiais que foram distribuídos entre 2022 e 2026. Em convergência com sua Agenda ESG, a companhia anunciou sua adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2024, além de atualizar suas metas para se alinharem com a Ambição 2030, iniciativa que tem como foco potencializar metas de empresas no Brasil até 2030. Um grande destaque entre essas metas é a de neutralizar 100% das emissões de carbono em toda sua operação, que foi alcançada integralmente desde 2023.

Outra iniciativa notável da Aviva é seu cuidado com águas. A empresa trata mais de 1 bilhão de litros de água por ano, considerando suas operações em Rio Quente (GO) e Costa do Sauípe (BA), sendo que os resorts possuem estações próprias para tratamento de água e o Rio Quente Resorts também possui uma estação de tratamento de esgoto proprietária. Para se ter uma dimensão, o volume total de água tratada anualmente equivale a cerca de 480 piscinas olímpicas.

A companhia também mantém projetos como a horta própria e central de compostagem, substituição de copos plásticos por canecas reutilizáveis, que reduzem o consumo de 7 toneladas de plástico anualmente, e investimentos em energia limpa, como a usina fotovoltaica de Rio Quente, que abastece 25% do consumo do complexo. Em ações sociais, destaca-se o apoio à Fundação Tamar e ao Instituto Imbassaí, na Costa do Sauípe, e a parceria com o Instituto IPEVIS em Rio Quente, que abriga e reabilita animais silvestres, além do projeto Cozinha Escola, programas de inclusão e qualificação profissional em comunidades do entorno dos resorts, entre outras iniciativas.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.