Cerca de 60 comerciantes participaram de um treinamento fornecido pelo Senac em Feira de Santana destinado aos comerciantes que trabalharão no Arraiá do Comércio que acontece neste ano de 7 a 15 de junho. As capacitações aconteceram nesta terça (20) e quarta-feira (21).
Segundo Péricles Ferreira, assistente de gerência do Senac de Feira de Santana, essa capacitação acontece todo ano. Em entrevista ao Acorda Cidade ele explicou que “a finalidade do treinamento é poder aperfeiçoar o conhecimento dessas pessoas que já atuam na comercialização dos produtos na festa do Arraiá do Comércio. Então a gente está, no 21º ano com essa parceria, junto com o Sesc, junto com a prefeitura, com o sindicato, no desenvolvimento e atualização de conhecimentos e habilidades.”
Profissionais que trabalham com alimentos, bebidas e artesanato receberam o treinamento de acordo com a categoria comercial. Ainda segundo Péricles, “a divisão é feita até mesmo para o aperfeiçoamento ser algo bem mais específico. Então a gente trabalha com estação de conhecimento. Quem trabalha com alimentação, eles fazem uma atividade na estação relacionada ao conhecimento de alimentação, quem é de bebida na sua estação específica, quem é de artesanato na sua ação específica. Mas a gente teve ações aí que são ações voltadas para todos. O atendimento ao público, por exemplo, porque todos eles trabalham com atendimento ao público, então a gente faz algo bem dinâmico.”
Marcos Silva, presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomfs) destacou em entrevista ao Acorda Cidade sobre a importância da capacitação para a expansão comercial durante o São João.
“Para o comércio, isso é fundamental, hoje a gente tem o Arraiá do Comércio, dentro do Arraiá a gente vai ter o Dia dos Namorados, e depois tem o São João e São Pedro, então hoje essa data total está ficando do tamanho do Natal em termos de vendas, então a gente tem que estar muito preocupado com isso. Treinamento das pessoas, com a qualificação, com a divulgação, todo mundo realmente gosta disso, porque o São João tem sido uma festa muito positiva para o comércio.”
Marcos Silva ainda reforçou que tanto o Arraiá do Comércio quanto a própria capacitação já é por si só uma oportunidade de gerar renda para as 60 famílias.
Inovação já faz parte da vida dos comerciantes
Entre os 60 participantes, Maria José dos Santos, aprendeu uma receita nova e já vai conseguir agregar novidades ao cardápio deste ano.
“Eu sempre trabalho com beiju recheado no Arraiá, mas todo ano é inovação diferente. Esse ano eu vou vender bolo de puba, aipim, tapioca, beiju recheado, canjica e pamonha, só que esse ano o professor Genário ensinou como preparar um tipo de bolo de aipim diferente de como eu fazia. Então, para mim, foi maravilhoso o dia do curso ontem e hoje.” declarou.
Juscélia da Silva Conceição também aproveitou ao máximo os novos conhecimentos. “Me sinto preparadíssima. Já tenho os licores tradicionais, já está feito. Cajá, tamarindo, genipapo, já está pronto.”
Juscélia também alertou para o aumento dos preços, mas não perdeu a esperança de obter um bom faturamento após o treinamento. “Está tudo mais caro, então esse ano vai ser mais caro um pouquinho. Em torno de 25 a 27 reais, ainda não definimos. Mas com fé em Deus, bom faturamento, todo mundo vai vender tudo.” vibrou a comerciante.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.