Em meio às constantes falhas no transporte público de Feira de Santana, com ônibus quebrados e até caso de incêndio, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) deve garantir que as empresas concessionárias cumpram com suas obrigações contratuais, como a manutenção dos veículos. A queixa é do vereador Silvio Dias (PT), que, na sessão desta quarta (21), na Câmara Municipal, chamou a atenção do Poder Público para a situação, que, segundo o parlamentar, tem gerado transtornos para os feirenses, principalmente os moradores da zona rural.
Segundo o vereador, a frota que circula no município é composta por veículos velhos. Ele conta que, na segunda (19), o ônibus com destino ao bairro Candeal quebrou. Na terça (20), foi o da Candeia Grossa. E hoje, o do Candeal II. Silvio Dias ainda alertou para o risco de acidentes graves: “Estamos falando de veículos que, além de quebrarem, chegam a pegar fogo. Já virou uma questão de segurança”, reforçou.
O vereador Gean Caverna (Podemos) também lamentou as dificuldades enfrentadas, principalmente na zona rural. “Falta ônibus, e, os que existem, vivem quebrando” disse o vereador.
Líder da base governista, o vereador José Carneiro (UB) reconheceu que o transporte coletivo enfrenta dificuldades há anos. Na sua opinião, o crescimento do transporte alternativo e clandestino é um dos fatores que agravam a situação. “As empresas também alegam não ter mais lucratividade”, disse.
Diante do cenário, o presidente da Casa Legislativa, vereador Marcos Lima (UB), sugeriu que o Governo Municipal estude a aquisição de, ao menos, quatro ônibus elétricos para operar no itinerário do BRT, de forma gratuita e integrada aos terminais de transbordo. “Seria uma maneira de oferecer uma alternativa melhor e incentivar a mobilidade urbana”, defendeu.
No entanto, Ismael Bastos (PL) ponderou que o tema exige cautela. “Não existe transporte gratuito. Alguém sempre vai pagar essa conta”, concluiu o parlamentar.
Com informações da Câmara Municipal de Feira de Santana
Leia também: Rodoviários de Feira de Santana ameaçam greve por tempo indeterminado
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.