Na manhã desta segunda-feira (19), o ministro dos Transportes do Brasil, Renan Filho (MDB), esteve em Feira de Santana para assinar a autorização do serviço de duplicação do trecho final do Anel de Contorno. A obra, que deve ser iniciada o mais rápido possível, contemplará também a construção de 3 viadutos, 5 passarelas e 14 pontos de ônibus.
Segundo o ministro, o novo trecho do Anel de Contorno ainda contará com iluminação adequada e ciclofaixas. Uma empresa está responsável pelo serviço de duplicação de cerca de 7 km de estrada, a um custo total de R$ 179 milhões. Segundo dados oficiais, a obra irá beneficiar 1 milhão de usuários na região metropolitana de Feira de Santana.
Detalhamento do projeto
A obra de duplicação do trecho final do Anel de Contorno de Feira de Santana está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), programa do Governo Federal para estimular a economia nacional por meio do incentivo a obras estruturais.
O novo trecho corresponde a cerca de ⅓ (um terço) de todo o Anel de Contorno. A obra foi dividida em três etapas; outros dois trechos da rodovia foram duplicados em momentos diferentes, sendo que um deles ainda permanece sem iluminação. O ministro explicou que o novo serviço também contempla a requalificação da iluminação do trecho que não conta com iluminação pública.
Os novos viadutos serão construídos em três pontos estratégicos:
- Um na Rua Tupinambás (a rua é cortada pelo Anel de Contorno);
- Um entre a Rua 23 de Maio e a Rua Bonfim;
- Um entre a Rua São Roque e a Avenida Artêmia Pires.
Alto investimento
Durante o discurso que antecedeu a assinatura da autorização, o ministro destacou a importância do trabalho em conjunto entre os governos municipal, estadual e federal. Renan afirmou que o Governo Federal já investiu, somente este ano, cerca de R$ 500 milhões, uma demonstração da importância que a Bahia tem para o cenário nacional.
“Em dois anos, nós já investimos R$ 2,5 bilhões. A mesma coisa que eles [gestão anterior] investiram em cinco anos. ‘O que isso significa?’ Obras antigas estão saindo do papel. Então, hoje nós estamos aqui iniciando o último trecho do Anel de Contorno de Feira de Santana. O trecho norte. Com esse trecho pronto, Feira de Santana terá essa estrada 100% em pista dupla”, disse o ministro.
E a drenagem?
Filho ainda explicou que uma obra como a duplicação do Anel de Contorno, como a maioria das obras de infraestrutura realizadas em Feira de Santana, deve sempre levar em consideração os impactos que ela pode causar na vida da comunidade. O ministro deu uma atenção especial ao plano de drenagem do município.
“A obra precisa levar em consideração, além da necessidade dos veículos, a necessidade das pessoas, dos pedestres, de quem mora do outro lado dela; levar em consideração a necessidade da drenagem da cidade para poder escoar as águas, e ela não ser um ponto de estrangulamento, onde as águas chegam e não têm para onde ir, e alaga aquela região. E isso também precisa estar conectado com o projeto de macrodrenagem da cidade, garantindo o melhor escoamento das águas.”
Trabalho em conjunto
O evento contou com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e de diversos políticos e autoridades. O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), destacou durante o discurso a importância da obra para o município. Elogiando a trajetória do ministro Renan Filho, o gestor fez um pedido de empenho na adequação dos trechos ainda sem iluminação.
“Nós estamos prestes a licitar muitas obras de drenagem em Feira de Santana. E essa região aqui, que é a Artêmia Pires, vai receber uma grande obra de investimento em mobilidade urbana, inclusive três viadutos que contribuirão, sem nenhuma dúvida, com a questão da mobilidade urbana dessa região”, disse o prefeito.
“Isso aqui é uma luta conjunta do parlamento, dos vereadores que estão aqui conosco, da cidade, dos empresários, dos movimentos sociais. Nós tínhamos aqui duas partes do contorno que foram construídas sem que a comunidade e o parlamento pudessem dar a contribuição necessária. Todas as duas, sem iluminação, sem pista de cooper, sem pista de ciclismo, sem a drenagem adequada e por aí vai. Essa nova etapa do contorno é um espaço que foi debatido com a sociedade”, disse o deputado federal Zé Neto (PT).
Com informações da repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
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