Feira de Santana

Defesa Civil faz inspeção em condomínio do Minha Casa, Minha Vida

O gerente de assistência técnica da R. Carvalho, o engenheiro Cristóvão Cordeiro, verificou a situação do condomínio, junto com técnicos da defesa Civil, e constatou que não há risco de desabamento.

Daniela Cardoso
 
Preocupados com problemas de estrutura nos apartamentos do condomínio Nova Conceição, empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, que foi construído há um pouco mais de três anos, os moradores do bloco 4 solicitaram uma inspeção das unidades. Na manhã desta quarta-feira (11) técnicos da Defesa Civil e um engenheiro da empresa R. Carvalho, construtora responsável pela obra, foram verificar a situação das unidades habitacionais.
 

 
A costureira Soraia Gonçalves afirmou que o solo está cedendo e teme que possa desabar. “O corpo de bombeiros esteve aqui e nos orientou a chamar a Defesa Civil para verificar o problema e saber se a gente pode ou não continuar aqui. A laje não tem estrutura de ferro, é só cimento e pedra. O tanque também está com vazamento, além de estar aberto”, afirmou.
 

 
O morador Antônio Francisco contou que quando foi colocar o piso percebeu que o chão estava oco. “Chamei a Construtora R. Carvalho, eles vieram, mas disseram que não era nada demais e a situação é essa”, disse.
 

 
O gerente de assistência técnica da R. Carvalho, o engenheiro Cristóvão Cordeiro, verificou a situação do condomínio, junto com técnicos da defesa Civil, e constatou que não há risco de desabamento. Ele confirma que houve um problema com o piso dos apartamentos do térreo, mas disse que isso não afetou as fundações. 
 
Cristóvão afirmou que pela investigação preliminar, tudo indica que o problema ocorreu devido a um vazamento no reservatório inferior. 
 
“Vamos esvaziar o tanque para confirmar a origem do vazamento. Havendo a rachadura vamos tratar o problema. O segundo ponto é introduzir uma calda de areia, pó de brita e cimento para reforçar a condição do solo, para que o contrapiso não fique suspenso”, explicou.
 

 
Elenice Santana da Costa, engenheira da Defesa Civil, confirmou que não existem riscos de desabamento e tranquilizou os moradores. De acordo com ela, nenhuma fissura foi observada nos apartamentos.
 
“A gente observa que existe um vazamento muito intenso, que provavelmente é no reservatório subterrâneo, que fica próximo ao apartamento onde se iniciou o problema. Não há risco de desabamento, temos quase certeza que isso não ocorrerá. Os moradores podem ficar tranquilos”, afirmou.
 
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade