Bahia

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia lança cartilha para gestores municipais da Bahia; saiba como acessar

A cartilha tem orientações jurídicas, marcos legais e diretrizes para a consolidação dos Sistemas Municipais de Cultura.

Cartilha - Cultura
Divulgação

Durante o Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, realizado nos dias 15 e 16 de maio no Centro de Convenções de Feira de Santana, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) lançou a cartilha “Cultura em Desenvolvimento”, publicação que fortalece a atuação de gestoras e gestores culturais dos 417 municípios baianos.

Acesse aqui

Com a participação de representantes de diversos territórios de identidade cultural da Bahia, o evento serviu de espaço para o compartilhamento de experiências e estratégias de gestão pública da cultura.

A cartilha, distribuída aos participantes, é uma ferramenta prática, acessível e atualizada com orientações jurídicas, marcos legais e diretrizes para a consolidação dos Sistemas Municipais de Cultura, além de ter detalhado o fluxo de implementação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Organizada em cinco capítulos, a publicação aborda temas como territorialização da cultura, competências jurídicas da gestão, democratização do acesso, estruturação dos sistemas locais e articulação com os sistemas estadual e nacional de cultura. A cartilha também traz informações sobre os instrumentos de financiamento, participação social e os desafios atuais da política cultural.

O material está disponível para download em formato PDF e pode ser acessado no link: https://www.ba.gov.br/cultura/sites/site-secult/files/2025-05/CartilhaCulturaemMovimento__SecultBA.pdf

Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia

Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia
Foto: Ascom/Secult

Cerca de 300 municípios, com representação de todos os 27 territórios de identidade cultural estão participando do Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, no Centro de Convenções de Feira de Santana.

A programação tem objetivo de ampliar o intercâmbio de experiências entre os municípios, promover escuta ativa e apresentar diretrizes para a consolidação dos Sistemas Municipais de Cultura e o fortalecimento da PNAB. Também se configura como um espaço estratégico de articulação e construção coletiva de políticas públicas para o setor cultural em toda a Bahia.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.