Acorda Cidade

Passageiros sofreram ontem com quase 400 voos atrasados em diversos aeroportos do país. Até as 20h (de Brasília), foram registrados pela Infraero 390 atrasos no país (20,9% dos 1.870 voos programados). A maioria  (296, 75% do total de atrasos) era operada pela Gol. 
 
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que vai autuar a Gol por falhas na prestação de assistência aos passageiros. O valor da multa pode variar entre R$ 4 mil e R$ 10 mil por infração às normas da agência, que obriga as companhias a “informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo”.  
Os atrasos nos voos da Gol foram maiores nos aeroportos de Brasília e Guarulhos, em São Paulo, onde as partidas fora de hora já eram expressivas na sexta-feira. Em Brasília, o índice global de atraso até as 20h de ontem era de 35,9%. Em Salvador, 31,8% (35 dos 110 voos programados). Apesar disso, funcionários de empresas aéreas ouvidos pelo CORREIO no aeroporto informaram que não houve atrasos significativos na cidade. 
 
Em Guarulhos, o percentual era de 30,6%. Galeão e Santos Dumont sofreram menos, com 15,7% e 9,3% de voos atrasados, respectivamente.  Em nota, a Gol informou que “os aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Viracopos, Galeão e Santos Dumont apresentaram condições inadequadas para pousos e decolagens e diversos voos da companhia em toda a sua malha foram impactados, ocasionando atrasos e cancelamentos”, diz o comunicado. As informações são do Correio.