Copa do Mundo

Bahia recebe grandes jogos na primeira fase do Mundial da FIFA

Cabeça de chave do grupo B, a atual campeão do mundo estreia na Arena Fonte Nova no dia 13 de junho, às 16h.

Bahia recebe grandes jogos na primeira fase do Mundial da FIFA Bahia recebe grandes jogos na primeira fase do Mundial da FIFA Bahia recebe grandes jogos na primeira fase do Mundial da FIFA Bahia recebe grandes jogos na primeira fase do Mundial da FIFA
Acorda Cidade
 
A Bahia sediará jogos entre Espanha x Holanda, Alemanha x Portugal, Suíça x França, Bósnia-Herzegovina x Irã, na primeira fase da Copa 2014. As partidas estão marcadas para os dias 13, 16, 20 e 25 de junho, na Arena Fonte Nova, e foram definidas nesta sexta-feira (6), em sorteio realizado pela FIFA no Complexo Costa do Sauípe, Litoral Norte do estado.
 
Na segunda fase da Copa do Mundo de Futebol, quando sediará dois jogos, a Bahia pode receber ainda as seleções Alemanha, EUA, Bélgica, Colômbia, Uruguai e Itália e o Brasil, caso a seleção canarinha fique em segundo lugar no seu grupo e chegue às quartas-de-final.
 
O Sorteio Final foi considerado um sucesso e proporcionou à Bahia dois grandes jogos: Espanha x Holanda, reprise da final da última copa do mundo, na África do Sul, em 2010, e Suíça x França, duas grandes seleções da Europa. A cerimônia foi encerrada com uma apresentação da baiana Margareth Menezes e do Olodum.
 
O Brasil faz parte do grupo A, ao lado de Croácia, México e Camarões. A possibilidade da formação de um grupo com até três campeões mundiais se confirmou e o grupo D terá Uruguai, Inglaterra e Itália e é considerado o mais difícil ao lado do grupo B, com Espanha, Holanda e Chile. O grupo mais fácil é o F, da Argentina, que tem ainda Bósnia-Herzegovina, Irã e Nigéria.
 
Festa 
 
Além da definição dos jogos, o Sorteio Final da Copa 2014, foi uma grande festa que mostrou ao mundo um pouco da Bahia e do Brasil. Cerca de 2 mil jornalistas de 180 países participaram da cobertura do evento, que estima-se, tenha sido assistido por 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.
 
A cerimônia começou com um vídeo em homenagem a Nelson Mandela, que faleceu nesta quinta-feira, em Joanesburgo, África do Sul. Em seguida foi a vez da musica com a cantora Alcione e o rapper Emicida. Eles abriram caminho para a entrada da presidenta Dilma Rousseff e do presidente da FIFA, Joseph Blatter.
 
Dilma pediu um minuto de silêncio em mais uma homenagem a Nelson Mandela, depois disse que essa Copa tem um significado especial: “somos o país do futebol, ele esta no coração de todos os brasileiros. Pela primeira vez teremos todos os campões reunidos na disputa e times dos cinco continentes. Estamos muitos felizes, sejam todos muito bem vindos e faremos, juntos, uma grande copa do mundo”.
 
Blatter disse que já era hora da Copa voltar ao Brasil. “Ano que vem fazem 60 anos que o Brasil organizou a Copa (em 1950). Nesse período, o Brasil ganhou cinco vezes o troféu, portanto é justo, que esse país faça a Copa.” Ele também fez um apelo aos brasileiros. “Vamos dar ao futebol seu valor no campo e fora dele, peço a população do Brasil, aos 200 milhões de brasileiros. Vamos nos unir na copa, ela é para vocês e vai ser maravilhosa.” E agradeceu aos governadores e prefeitos o trabalho que vem sendo feito.
 
A festa ainda teve a participação de Pelé, Ronaldo Fenômeno, Bebeto, Marta, Vicente Del Bosque (técnico da seleção espanhola) atletas e treinadores de 32 seleções do mundo. O sorteio foi realizado por um time de campeões do mundo, entre eles o argentino Kempes, o italiano Canavarro, o alemão Matthaus, o francês Zidane, o uruguaio Ghiggia e o brasileiro Cafu.