Feira de Santana

Novo sistema de marcação de consultas e exames será implantado em Feira de Santana

Os testes de marcação estão sendo realizados no mês de maio.

Secretaria de Saúde
Foto: Reprodução | Google Street View

A partir de junho, Feira de Santana implementa um novo modelo de marcação de exames e consultas, direto nas unidades de saúde.

Radiografias, eletrocardiogramas (ECG) e exames laboratoriais solicitados na atenção básica passarão a ser agendados no próprio momento da consulta, diretamente na unidade de saúde. O paciente já sairá com data, horário e local definidos — sem filas, sem espera por cotas e sem a necessidade de procurar outra unidade para realizar o agendamento.

Nos casos em que o exame não puder ser marcado na hora, os dados serão registrados na própria unidade e o paciente receberá posteriormente a confirmação com as informações completas, por telefone e/ou WhatsApp. Ou seja, ele não precisará retornar ao posto nem se deslocar novamente para agendar.

Durante o mês de maio, o novo sistema passa por uma fase de transição e testes.

“Sabemos que ajustes podem ser necessários, e estamos preparados para aperfeiçoar os processos com base nas necessidades reais de cada território, além das sugestões das equipes de saúde e da população”, disse a nota.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, essa mudança é resultado de um trabalho técnico sólido iniciado pela nova gestão em janeiro de 2025. Desde então, foi feito um mapeamento completo do sistema de regulação, com identificação dos principais gargalos e reestruturação da lógica de acesso aos exames, fundamentada em três pilares: gestão eficiente, tecnologia integrada e cuidado com as pessoas.

O que muda na prática:

  • O paciente não precisará mais buscar unidades diferentes para encontrar vagas;
  • Todos os exames passam a ser registrados em uma lista única, sob gestão da Secretaria de Saúde;
  • Radiografias, ECGs e exames laboratoriais serão agendados imediatamente após a consulta;
  • Os demais exames terão os dados cadastrados e serão confirmados depois, com contato direto ao paciente;
  • A Secretaria de Saúde assume o controle da regulação, trazendo mais eficiência e transparência.

“Estamos superando um modelo antigo, fragmentado e ineficiente. Feira de Santana está construindo um novo padrão de acesso à saúde: mais ágil, justo, inteligente e humano.”, disse a Secretaria de Saúde.

“É uma transformação profunda — planejada com responsabilidade e alimentada pelo diálogo e pela melhoria contínua. Seguimos firmes no compromisso de oferecer um SUS cada vez mais qualificado para toda a população”.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.