Uma missa em ação de graças pela eleição do novo papa foi realizada no final da tarde desta quinta-feira (8), na Catedral de Sant’Ana, em Feira de Santana. A celebração foi presidida pelo arcebispo emérito Dom Itamar Vian. O arcebispo Don Zanoni estava ausente e por isso não presidiu a celebração.
A tão esperada fumaça branca que anuncia a eleição do novo papa foi expelida na chaminé da capela Sistina, no segundo dia de conclave. O cardeal Robert Francis Prevost passa a ser conhecido a partir de agora como Papa Leão XIV.
Ao Acorda Cidade, Dom Itamar informou que o novo papa será um um grande continuador do pensamento e da missão do Papa Francisco.
Em entrevista ao portal Acorda Cidade, o arcebispo emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, comentou a escolha e destacou a importância da continuidade do trabalho realizado por seu antecessor. “Ouvi muitos pronunciamentos dele e percebi claramente que, desde as primeiras palavras, ele vai ser um grande continuador do pensamento e da missão do Papa Francisco”, afirmou. “Ao iniciar o seu magistério hoje, a primeira palavra que ele pronunciou foi essa: ‘Que a paz esteja convosco’. O Papa Francisco foi um grande defensor da paz.”
Dom Itamar também ressaltou que o papel do papa vai além das fronteiras da Igreja. “O Papa assume uma missão superior às suas forças. Porque ele não é somente eleito para os católicos, ele é eleito para o mundo inteiro. Quando ele publica cartas encíclicas, essas mensagens não são somente dirigidas aos católicos, mas a todas as pessoas de boa vontade que buscam caminhos para construir um mundo melhor.”
Ele destacou ainda que a Igreja mantém sua missão, independentemente do tempo ou do papa que a lidera. “A igreja, na sua missão, deve ser sempre profética, estar a serviço de todos, particularmente dos mais necessitados. A igreja nunca muda a sua missão, porque a recebeu de Cristo quando disse: ‘Ide pelo mundo inteiro e proclamai o evangelho a toda criatura.’”
Sobre a expressão comum de que o novo papa seria “sucessor de Francisco”, Dom Itamar fez um esclarecimento: “Muitas pessoas falam que Leão XIV é o sucessor do Papa Francisco. Esta é uma expressão errada. O Papa Leão XIV é o sucessor de Pedro, que foi constituído pelo próprio Jesus.”
A eleição de um papa norte-americano é inédita na história da Igreja. Dom Itamar relembrou o esforço do Papa Francisco em tornar o colégio de cardeais mais representativo. “O Papa Francisco nomeou mais de 80 cardeais para que muitos países do mundo participassem do conclave. Entre os 133 cardeais estavam representados 70 países.”
Por fim, o arcebispo comentou a escolha do nome Leão XIV. “É muito significativo, porque Leão XIII foi aquele que publicou a encíclica ‘Mater et Magistra’, que fala da dignidade do trabalho. Vivemos hoje uma situação de fome e desemprego no mundo inteiro. Leão XIV, eu tenho certeza, vai tentar atualizar essa encíclica.”
Leia também: Quem é Robert Francis Prevost, o novo papa Leão XIV
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.