Daniela Cardoso
No dia 1º de dezembro, dia mundial do controle da Aids, a coordenação do programa DST/HIV/Aids de Feira de Santana, iniciou diversas ações visando esclarecer a comunidade sobre a importância de se prevenir contra a doença. O trabalho começou pela policlínica do bairro do Tomba e continua até a próxima sexta-feira em outras policlínicas. Nesta segunda (2) a ação está sendo realizada na policlínica do bairro Rua Nova.
A coordenadora do programa DST/Aids, Vanessa Sampaio, informou que além da realização do teste rápido de diagnóstico do HIV, as pessoas estão recebendo folhetos com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis.
“Estamos realizando o teste rápido de diagnóstico do HIV nas policlínicas e, durante todo o período do dia 2 ao dia 6, estaremos no Centro de Saúde Especializado, também fazendo a testagem rápida”, informou.
De acordo com a coordenadora do programa, a pessoa com o resultado reagente para o HIV pode viver normalmente e manter uma boa qualidade de vida. Ainda de acordo com ela, o início do tratamento depende da quantidade do vírus no organismo e também se a pessoa apresenta ou não os sintomas.
O vírus HIV pode ser transmitido através da relação sexual, de objetos perfuro cortantes, transfusão de sangue e transmissão vertical, que é de mãe para filho. “Nesse caso, nós fazemos todo o tratamento com um obstetra especializado, para evitar que o vírus seja passado para a criança”, explicou Vanessa Sampaio.
Programação para os próximos dias:
03/12 – Policlínica do Parque Ipê
04/12 – Policlínica do Feira X
05/12 – Policlínica do distrito de Humildes
06/12 – Policlínica do George Américo
No Centro Especializado de Saúde, o Teste Rápido do HIV/aids será feito durante toda esta semana, das 7h às 11h e das 13h às 17h .
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade