Daniela Cardoso
Prepostos da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico realizaram na manhã deste domingo (1º) uma operação na Rua Leonardo Borges, o conhecido Beco Chico Pinto no centro da cidade, entre a rua J.J. Seabra e a avenida Senhor dos Passos, com o objetivo de retirar as barracas ali instaladas. A Guarda Municipal e a Polícia Militar estiveram presentes durante a operação.
O comerciante Arlécio Matos de Araujo há 15 anos trabalha no local vendendo materiais importados. Ele lembra que no início o local era sujo e havia poucos comerciantes.
“Aqui era tudo sujo. Só tinha eu e outra pessoa com barraca. Nesse momento eu tenho pra dizer poucas palavras. As barracas padronizadas vai ser uma vitória, pois vai organizar, mas essa ação da prefeitura é muito errada. A prefeitura já tinha feito uma notificação da nossa barraca, onde a gente assinou, passamos por todo um processo de cadastramento e agora eles estão tirando as barracas na covardia”, afirmou.
Arlédio disse ainda que as barracas da rua Leonardo Borges estão padronizadas e organizadas e que se for necessário ele irá dormir no local para não deixar que ninguém retire sua barraca.
O Chefe de Gabinete da secretaria, Georgiton Rios, afirmou que a prefeitura está na conformidade da lei federal, que diz que as calçadas são exclusivas para a passagem de pedestres.
“Essas barracas não tem autorização. Alguns comerciantes resistiram e nós recuamos um pouco até chegar o reforço da Polícia Militar. O Pacto da Feira foi criado desde março, onde se criou uma condição de requalificação da cidade”, afirmou.
As informações são do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade