O samba de roda da Quixabeira da Matinha botou o bloco no circuito Maneca Ferreira no início da noite deste domingo (4) para celebrar 15 anos de história na Micareta de Feira de Santana. A apresentação colocou o folião para sambar no último dia oficial da festa.
Ao lado de Guda da Quixabeira e Mestra Chica do Pandeiro, que comandam a banda, o bloco contou com a voz da sambista feirense Maryzélia, que também tem se destacado na cena cultural do samba.
O bloco, que já foi chamado de “Samba de Preto” foi criado em 2010 para enaltecer a cultura popular do povo quilombola de Feira de Santana, trazendo com o samba de roda a resistência do povo negro, do legado dos antepassados e a luta, que continua na sociedade brasileira pela valorização da cultura afro-brasileira.
Quixabeira da Matinha: Resistência e Cultura
Apesar da falta de apoio, a Quixabeira da Matinha segue sendo reconhecida entre os artistas pela potência de suas ações, tanto à frente da banda, quanto às ações realizadas no Quilombo Matinha dos Pretos, no distrito de Matinha. Ações formativas como oficinas e um seminário de salvaguarda do samba de roda compõem as iniciativas promovidas em prol da população.
No dia extraoficial da Micareta, Quixabeira foi uma das convidadas da banda BaianaSystem para se apresentar na Praça da Matriz e claro, que a banda foi ovacionada pelo público presente.
Em edições anteriores, o bloco estava na rua por volta do meio-dia. Já este ano, a banda ganha um horário especial para os mais de mil foliões que amam um bom samba de roda.
Apoio e Realização
Nesta edição, o bloco contou com apoio financiamento do governo do Estado da Bahia, através do edital Ouro Negro. É uma realização da Associação Cultural Coleirinho da Bahia, do grupo Quixabeira da Matinha e conta com a co-produção executiva da Casa das Águas Comunicação de Cultura.
Veja mais fotos do bloco da Quixabeira da Matinha
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.