Acorda Cidade
 

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) irá ampliar a atuação do SAC Fácil, ilha de autoatendimento que permite a realização de serviços on line disponíveis no Portal SAC. A partir de 2014, mais oito unidades contarão com atendimento nesta modalidade. O objetivo é dar maior agilidade e desburocratização ao atendimento, trazendo mais comodidade ao cidadão.
 
Atualmente, o SAC Fácil está presente nos postos do Barra, Salvador Shopping, Shopping Paralela e Liberdade, além do SAC Servidor, todos em Salvador; Lauro de Freitas, na Região Metropolitana; Feira Centro II e Vitória da Conquista, no interior. Com a expansão do serviço, que já ultrapassou a marca de 1 milhão de atendimentos, a expectativa é que o alcance do SAC Fácil duplique, principalmente no interior baiano.
 
A meta é que todos os 49 postos da Rede SAC na Bahia disponibilizem o autoatendimento, onde são ofertados 177 serviços, como a emissão da segunda via de conta da Coelba e da Embasa, pesquisa da situação cadastral e emissão do comprovante de inscrição no CPF, emissão das certidões de quitação eleitoral e da certidão negativa de antecedentes criminais, bem como das guias de recolhimento do Tribunal de Regional do Trabalho (TRT) e passaporte, além do registro de ocorrências policiais.
 
Agilidade – Instalado na área da recepção, o SAC Fácil tem por objetivo otimizar o tempo do cidadão e agilizar a realização de serviços, dispensando a solicitação de um atendimento presencial.
 
Nos postos que funcionam por hora marcada – Salvador Shopping, Shopping Paralela, Liberdade, Lauro de Freitas e Feira Centro II – o SAC Fácil também possibilita que o atendimento seja agendado até cinco minutos antes de sua realização, caso existam horários disponíveis.
 
O SAC Fácil começou a funcionar em junho de 2010, mesma época da inauguração do SAC Paralela. Em três anos, já foram contabilizados 1.168.077 serviços realizados através do autoatendimento. O objetivo do SAC Fácil é dar maior agilidade e desburocratização ao atendimento, trazendo mais comodidade ao cidadão.
 
Em 2011, os postos do Salvador Shopping, Liberdade e Barra passaram a contar com ilhas do SAC Fácil. Em 2012, o serviço expandiu-se para os municípios de Lauro de Freitas, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Este ano, a facilidade chegou também ao SAC Servidor, na Boca do Rio.     
Os serviços mais procurados pelo público nas oito ilhas de autoatendimento são o de agendamento, seguido dos serviços relativos a CPF, Polícia Federal e segunda via de contas de concessionárias de serviços públicos.
 
Mais informações sobre os locais e horários de atendimento da Rede SAC na capital e interior do estado são disponibilizadas pela Secretaria da Administração (Saeb) no Portal SAC (www.sac.ba.gov.br) e pelos números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020-5353 (telefone móvel).