Sistema Digital de Saúde realiza mais de 100 mil atendimentos

Sistema Digital de Saúde realiza mais de 100 mil atendimentos Sistema Digital de Saúde realiza mais de 100 mil atendimentos Sistema Digital de Saúde realiza mais de 100 mil atendimentos Sistema Digital de Saúde realiza mais de 100 mil atendimentos

Um total de 102.987 atendimentos já foi registrado pelo Sistema de Saúde Digital, desde a implantação, no mês de maio, do serviço informatizado em unidades da rede pública do município, que atualmente abrange 14 postos, centros e policlínicas. A Policlínica do Parque Ipê, no bairro que leva o mesmo nome, situado na região norte da cidade, será a próxima a ter o serviço, que será inaugurado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, nesta quarta-feira (30).

As informações referentes ao Sistema de Saúde Digital estão disponíveis no site da Prefeitura de Feira de Santana desde o mês de outubro. Dados como o número de pacientes em atendimento, na enfermaria e os atendimentos realizados nas últimas 24 horas podem ser acessados livremente para saber se a unidade está funcionando. Os interessados podem acessar as informações através do link http://www.feiradigital.ba.gov.br/ em Gráficos On-line do Sistema de Saúde Digital.

A Policlínica do Tomba, a primeira unidade a ter o serviço implantado em Feira de Santana, mantém o primeiro lugar no ranking de atendimentos no município, levando-se em consideração a região densamente povoada, atendendo a milhares de moradores do próprio bairro e de conjuntos habitacionais existentes em seu entorno.

As Policlínicas do Feira X, Rua Nova e George Américo acompanham o ritmo de atendimentos, seguidas de postos do Programa Saúde da Família (PSF) e de Unidade Básica de Saúde (UBS), localizadas em outros bairros e conjuntos habitacionais na periferia. “As informações são atualizadas a todo o momento. O pessoal acompanha através de gráficos emitidos pelo serviço on-line”, explicou o prefeito Tarcízio Pimenta, durante observação instantânea feita às policlínicas da Rua Nova, onde, por exemplo, havia quatro pacientes na enfermaria, e do Feira X, local onde 12 pacientes eram assistidas.

Com o avançado sistema de biometria digital, os pacientes são atendidos de forma mais ágil, economizando tempo e eliminando papéis. Apenas com o toque da digital, todas as informações do paciente são monitoradas pela atendente na recepção, pelos médicos nos consultórios no local onde está sendo realizado o atendimento ou em qualquer outra unidade da rede.

O sistema também proporciona o monitoramento dos serviços, com análises instantâneas em tempo real de todos os processos de atendimento dos pacientes, suas fichas e os procedimentos ministrados. Desta forma, os coordenadores dos serviços de saúde na Secretaria de Saúde são mantidos informados das necessidades existentes em cada unidade, a demanda de atendimento em cada momento, a necessidade de reforço de profissionais em momentos específicos ou qualquer alteração em plantões.

O almoxarifado tem maior controle do gasto com medicamentos, a administração tem um controle rígido sobre as cotas de cada unidade de saúde para repasse junto ao governo, gerando maior economia para o município.Implantada nas unidades de saúde, a TV corporativa é parte integrante do projeto, ilustrando vários serviços, a exemplo do sinalizador de senha do paciente, com verbalização do seu nome, indicação da sala onde será atendido com exibição da sua foto. A TV também mantém o cidadão informado das ações do governo, campanhas de saúde e informações educativas.

O sistema de monitoramento que está sendo disponibilizado paulatinamente nas unidades de saúde informatizadas da Prefeitura, ainda, impactou em um maior controle de qualidade no atendimento ao cidadão, além de coibir o vandalismo e outros atos criminosos, podendo suas imagens servir de prova incriminatória ou de inocência.

As informações são da Secom