Bahia
Para criador do site Viaje na Viagem, Bahia pode liderar atração de público internacional
Ricardo Freire acredita que é preciso mudar a mentalidade do brasileiro sobre os estrangeiros e lembra que a Bahia não tem vergonha de ser “invadida” durante o Carnaval, por exemplo
Acorda Cidade
A Bahia tem potencial para liderar a atração do turismo internacional no país, aposta o publicitário e guru do turismo na internet Ricardo Freire, criador do site Viaje na Viagem. Segundo o criador do famoso slogan “Não é assim uma Brastemp”, o estado é o único no país que não vê turistas internacionais como predadores. Freire acredita que é preciso mudar a mentalidade do brasileiro sobre os estrangeiros. “O brasileiro é muito territorialista. Acha que eles estão invadindo sua área. Mas o dólar que esse turista deixa no país chega mais longe (em vários setores da economia) do que cada dólar da venda de um avião da Embraer. Isso precisa ser valorizado”, pondera.
Ricardo Freire lembra que a Bahia não tem vergonha de ser “invadida” durante o Carnaval, por exemplo. “A Bahia se acha a maior gostosa”, brinca, durante a palestra de abertura do Agenda Bahia. Freire lembra do potencial que ainda pode ser explorado. “Só Cuba recebe um milhão de canadenses por ano que poderiam vir para o Brasil se nós derrubássemos a exigência do visto. Hoje, só vêm 70 mil”, provoca Freire ao levantar a bandeira da flexibilização dos vistos para turistas estrangeiros. A cartela de munições capaz de tornar a Bahia mais atrativa inclui a história, a culinária, a cultura africana, a beleza das praias e o clima favorável durante todo o ano, ao contrário do Caribe, que sofre com furacões e tempestades.
Segundo Ricardo Freire, a Bahia, especialmente Salvador, terá a grande oportunidade de cativar o turista estrangeiro que vier para a Copa do Mundo, em 2014. O momento é oportuno para mostrar como o país é capaz de receber bem e, para isso, precisa oferecer um mínimo de infraestrutura e tecnologia.
“Quem viaja para um lugar com grandes eventos, sabe que vai encontrar engarrafamentos, lugares cheios, e isso ocorreu em todos os torneios. O que o país ainda não fez, e a Bahia pode sair na frente, é oferecer festas nas ruas para o público não pagante dos estádios e ainda chips para que o turista já tenha internet ao sair do aeroporto e possa postar no Instagram e Facebook a beleza de Salvador”, sugere.
A ideia de Freire é facilitar a chegada do gringo e sua estada. Para ele, o brasileiro precisa ser um embaixador do seu país e parar de fazer propaganda negativa da sua cidade. Para ele, problemas existem em todos os lugares. “Foi incrível ver os próprios soteropolitanos falando para o resto do país não vir para cá. Você não vê nenhum catalão falando para não ir até Barcelona porque ali atua um dos maiores grupos de trombadinhas do mundo”, defende.
O debate da ontem do Fórum discutiu como a internet pode gerar novos negócios para o turismo na Bahia. Mediado pelo diretor de redação do Correio, Sergio Costa, reuniu o publicitário Ricardo Freire, o sócio-diretor da Ampfy, agência de publicidade especializada em redes sociais, Gabriel Borges, e o gerente regional do TripAdvisor na América do Sul, Marco Jorge.
A possibilidade de negócios utilizando as recomendações das redes sociais foi fomentada por Marco Jorge. “Antigamente, a gente abria os jornais para comprar um apartamento ou um carro. Hoje, as pessoas buscam tudo pela internet. Esse mundo de busca faz com que a reputação online de um destino turístico, de um hotel ou de um ponto turístico seja muito importante, porque você tem ali uma consultoria gratuita”.
O TripAdvisor tem mais de 230 milhões de usuários no mundo e 100 milhões de avaliações sobre os diferentes tipos de produtos expostos no site. Porém, Marco Jorge alerta que é importante monitorar a reputação da sua empresa. “Assim, você pode melhorar o seu produto ou consertar as coisas que não estão funcionando. Quando você posta no TripAdvisor, é possível fazer aparecer também no Facebook, então os amigos dessas pessoas vão poder ver o comentário, e isso é uma fonte de novos negócios. Você pode dar parabéns ao que for positivo e melhorar o que for negativo. O ciclo de contato com seu cliente é muito maior e a expectativa do seu cliente também é maior”.
Fonte: Correio
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