Acorda Cidade
Os servidores estaduais que ainda não possuem e-mail cadastrado no sistema de recursos humanos da sua secretaria devem fazê-lo o quanto antes para ter acesso ao contracheque on line a partir de novembro, quando o documento deixará de ser entregue no formato impresso. Os setores de recursos humanos das unidades do Estado já foram capacitados para o atendimento.
O contracheque poderá ser acessado no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), nos caixas eletrônicos e também no site do Banco do Brasil (www.bb.com.br).
É importante antecipar este procedimento para evitar problemas no acesso ao contracheque on line. “O primeiro passo é cadastrar o e-mail no setor de recursos humanos do órgão ou secretaria onde está lotado. Uma senha provisória será enviada para o e-mail do servidor, que deverá cadastrar, no primeiro acesso, uma nova senha na página do contracheque no Portal do Servidor”, explica o diretor de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), Robson Carvalho.
Interior
Já os funcionários que atuam no interior do Estado devem ir às regionais às quais estão lotados. Por exemplo, os servidores da Educação devem procurar as Direcs. Este público tem ainda disponível as unidades do SAC Educação, em Salvador e Feira de Santana, para efetuar o procedimento.
Os aposentados e pensionistas devem procurar os Centros de Atendimento Previdenciário (Ceprev), situados nos Pontos Cidadão, SAC Servidor e no Brotascenter, para cadastrar a senha. A lista completa das unidades de atendimento está disponível no Portal do Servidor.
Recuperar senha
Se o servidor já cadastrou o e-mail, mas esqueceu a senha, ele deve acessar a página do contracheque, clicar em “esqueci minha senha”, preencher os campos de CPF, RG e data do nascimento. Uma nova senha provisória será enviada ao e-mail. “É importante lembrar que os dados informados devem ser os mesmos que estão cadastrados no sistema de recursos humanos”, destaca Robson Carvalho.
O contracheque obtido no Portal do Servidor tem valor oficial, pois apresentará o brasão do Governo da Bahia e um código de autenticidade para ser validado em qualquer instituição que exija o documento, a exemplo das instituições bancárias. O novo contracheque também exibirá as parcelas já quitadas dos empréstimos consignados contratados pelo servidor.
A Saeb montou ainda uma central de atendimento no SAC Servidor para cadastramento do e-mail. O atendimento pode ser presencial ou pelos telefones 3116-9583/9541. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Multishop Boca do Rio. No Portal do Servidor ainda está disponibilizada uma página com as dúvidas mais frequentes sobre o contracheque on line.