Polícia

Polícia prende integrante de quadrilha que arrombou banco em Laje

Um integrante da quadrilha morreu e dois estão presos. Os outros sete homens envolvidos no assalto ainda estão sendo procurados pela polícia

Acorda Cidade
 
Mais um integrante da quadrilha que explodiu caixas eletrônicos e queimou um carro em Laje, município localizado a a 226 quilômetros de Salvador, foi preso na tarde desta sexta-feira (4). Segundo o coordenador da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus), Paulo Roberto Guimarães dos Santos, dois dos dez homens envolvidos no roubo foram presos em flagrantes e estão custodiados na Coorpin. Um terceiro homem, identificado como Gilson de Almeida dos Santos, 41 anos, morreu durante uma troca de tiros com a polícia.  Parte de um dos caixas eletrônicos também foi recuperado.
 
A quadrilha com mais de 10 bandidos chegou à cidade em carros e causou pânico na população atirando para cima e explodindo três terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, além de sequestraram um ônibus para bloquear a rodovia que dá acesso à Praça Matriz.
 
Os assaltantes pararam um ônibus da empresa Camurujipe que fazia a linha Salvador/Maracás e usaram o coletivo para bloquear parte a BR-420, por volta das 2h. Eles também usaram um caminhão para ajudar a reforçar o bloqueio. Na praça, parte da quadrilha disparava tiros para assustar moradores e dispersar a presença de curiosos, enquanto os comparsas preparavam os explosivos para abrir os caixas eletrônicos. Uma dupla que participava do assalto, ateou fogo em um veículo roubado nas proximidades da delegacia para despistar a ação dos policiais. 
 
Na explosão, três caixas de autoatendimento ficaram destruídos. Os bandidos reuniram os cofres dos equipamentos e fugiram pela rodovia federal levando o dinheiro. "O delegado da cidade me ligou nesta manhã, avisando que o banco estava sendo assaltado naquele momento e  ele estava acuado pelos bandidos em casa", disse o coordenador da 4ª Coorpin.
 
"Como vinha estudando os assaltos à banco naquela região, me dirigi para um dos locais que seriam a possível rota de fuga deles. Tivemos sucesso e conseguimos avistá-los em Serrota, localidade do município de Elísio Medrado".
 
Os bandidos resistiram à abordagem da polícia e trocaram tiros. Durante o tiroteio, Gilson morreu e outro integrante da quadrilha, José Carlos Nascimento de Oliveira, 32 anos, sofreu ferimentos leves na cabeça. Além dele, Cássio de Jesus dos Santos também está preso, acusado de participação no assalto
 
Após a troca de tiros, a polícia apreendeu um revólver 38, uma espingarda de calibre 12, um carregador de munição de fuzil, munições de 762 e munições para o revólver e espingarda, assim como o que restou de um dos caixas eletrônicos e os pés de cabras utilizados pelos bandidos para arrombar o banco. Dois carros usados na fuga também foram recuperados – uma picape Strada de cor prata e um Gol vermelho, tomado de assalto de uma família minutos antes da ação.  
 
Os outros integrantes da quadrilha fugiram pelo matagal e estão procurados por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) e da 4ª Coorpin. As informações são do Correio.