Feira de Santana

Por falta de professores, alunos e pais fazem manifestação

Eles ainda reclamaram sobre o atraso do transporte escolar e sobre a merenda da escola.

Daniela Cardoso
 
Pais e alunos realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (4) na localidade de Santa Quitéria, distrito da Matinha, em Feira de Santana, para reivindicar a falta de professores na escola estadual Itan Guimarães Cerqueira. Eles ainda reclamaram sobre o atraso do transporte escolar e sobre a merenda da escola.
 
Os pais dos alunos prenderam quatro ônibus do transporte urbano de Feira de Santana, que foram impedidos de sair do local. Além disso, eles solicitaram a presença da diretora da Direc 02, Nívea Maria, que esteve no local e conversou com a comunidade e também com a diretora da escola.
 
O objetivo da manifestação, segundo a estudante Verônica Lima, foi chamar a atenção para que providências sejam tomadas. De acordo com ela, já tem quase um mês que não tem aula na escola. 
 
“Os alunos chegam e voltam pra casa. Eles chegam aqui e os professores ainda não chegaram. Mandam que os alunos aguardem e nada da professora chegar. No fim eles voltam pra casa sem aula. Quem se prejudica são os alunos e as mães. A merenda é a pior possível durante o dia, pois durante a noite não tenho o que falar”, afirmou.
 
Vanessa, que tem um filho estudando no 1º ano, também falou sobre a falta de professores. “Tem dia que o professor não vem e quando vem não dá aula. Elas mandam os alunos ficaram no pátio brincando. Eles vão aprender o que no pátio?”, questionou.
 
 “Não tem como ficar sem aula. Os alunos vão ficar prejudicados e não tem como a gente conseguir vaga em outra escola agora”, completou Márcia Oliveira dos Anjos, mãe de outro aluno. 
 
A diretora da Direc garantiu que irá tomar as providências necessárias e que vai conversar com a diretora da escola para saber qual é a real situação da unidade escolar. Sobre a falta de professor, Nívea afirmou que sempre ocorre. 
 
“A educação é muito dinâmica, mas a nossa diretora já levou para a programação e já estamos providenciando uma professora para que ela venha a partir de segunda-feira”, disse. 
 
Com relação à reclamação do transporte escolar, ela disse que a responsabilidade é do município, mas que vai entrar em contato com a secretária do município para ajustar os horários.
 
Já sobre a merenda escolar a diretora disse que até então a diretora nunca procurou a Direc para relatar qualquer tipo de dificuldade na administração da escola. Ela ainda disse que a estrutura da escola não está ruim e que, inclusive, o prédio vai passar por uma reforma em novembro.  
 
A escola estadual Itan Guimarães Cerqueira possui 420 alunos. 
 
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade