Saúde

Dia Nacional de Doação de Órgãos será comemorado no HGCA

Durante o ato, uma pessoa transplantada de rim e alguns familiares de doadores vão receber um diploma de “Amigo do Transplante”.

Acorda Cidade
 
Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, 27 de setembro, O Grupo de Apoio à Doação de Órgãos (GAD) que funciona no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) realiza nesta sexta-feira (27), várias ações para divulgação do processo de doação de órgãos e tecidos para transplante.
 
Um culto ecumênico será realizado no auditório do HGCA, às 8h30, e contará com a presença de líderes religiosos que vão falar sobre a visão religiosa da doação de órgãos. Durante o ato, uma pessoa transplantada de rim e alguns familiares de doadores vão receber um diploma de “Amigo do Transplante”.
 
Durante a manhã, o GAD estará num estande onde haverá distribuição de panfletos e do símbolo da doação de órgãos (laço verde que simboliza esperança para as 40 mil pessoas que aguardam na fila de transplantes no Brasil). A ação contará com a participação dos profissionais do banco de sangue onde também estarão divulgando a importância da doação de sangue e o cadastro de medula. O Setor de Internação Domiciliar (ID) do HGCA abraçou a causa e nesta sexta visitará famílias assistidas pelo programa com o objetivo de incentivar o processo de doações de órgãos.
 
Atualmente, mais de 40.000 brasileiros aguardam na lista de espera para transplante, sendo que destes cerca de 1.951 encontram-se na Bahia. Segundo informações da Central de Transplantes da Bahia, a lista de espera por um órgão está distribuída da seguinte forma:
 
Órgãos            Pacientes na lista de espera
 Córnea                  788
 Fígado                    53
 Rim                      1.110
 
Ascom/HGCA