Educação
Apoio para criar e crescer são discutidos durante workshop de Empreendedorismo
O evento foi encerrado na quinta-feira (19), no campus da FTC Feira
Acorda Cidade
“Hoje o educador deve ter outra visão. Formar não apenas técnicos nas mais diferentes áreas, mas profissionais capazes de pensar, de refletir, cidadãos empreendedores”, afirmou o professor Alcion Alves da Silva, ao falar para um público estimado em 200 pessoas, no II Workshop Inovação e Empreendedorismo – WIE 2013, encerrado na quinta-feira (19), no campus da FTC Feira, promovido pelos cursos de Sistemas de Informação, Ciências Contábeis e Administração.
O palestrante afirmou que a inovação tecnológica no Brasil ainda se encontra em estágio embrionário. “Temos um cenário interessante, mas, por outro lado, enfrentamos uma gama de problemas de difícil solução. Falta apoio em investimentos, em impostos, também não há o incentivo da academia, da indústria e do Estado. Por isso mesmo, esse evento que se promove hoje aqui é uma pérola, a oportunidade de trabalhar o aluno de forma diferente, estimulando a reflexão”.
O professor Cristiano Lôbo, diretor da FTC Feira, disse que o mundo contemporâneo exige criatividade, inovação e empreendedorismo e lembrou que o projeto acadêmico da FTC tem esse viés empreendedor.
Professora e pesquisadora do Mestrado em Bioenergia da FTC Salvador, Astria Dias Ferrão Gonzales, que também é gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Rede FTC, se mostrou gratificada em participar do evento, “uma ideia inovadora e empreendedora”. Segundo Astria, trazer o NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica da FTC para a unidade de Feira de Santana foi uma decisão acertada. O exemplo está aqui, na segunda edição desse workshop.
A programação da noite teve também a participação do professor Félix Andrade da Silva, que falou sobre Empreendedorismo e Inovação tecnológica. Na terça-feira, a palestra foi sobre “Mudanças na Contabilidade: Inovação para o setor público”, com o professor Paulo Henrique Feijó, do Rio de Janeiro.
Na quarta-feira, os palestrantes foram os professores José Costa Ayres Júnior, de Mato Grosso, e Fabiano Fonseca Bernardes, Feira de Santana. Eles falaram sobre “Empreendedorismo e Inovação – Novos paradigmas para um mundo em mudança”; e “O Direito, o empreendedorismo e a inovação”, respectivamente.
Assuntos