Operação

Prefeitura desmantela carvoaria clandestina na região do Pau Seco

Durante a fiscalização, foi constatado que três fornos estavam em funcionamento, produzindo carvão de forma irregular.

Prefeitura desmantela carvoaria clandestina na região do Pau Seco Prefeitura desmantela carvoaria clandestina na região do Pau Seco Prefeitura desmantela carvoaria clandestina na região do Pau Seco Prefeitura desmantela carvoaria clandestina na região do Pau Seco

Na manhã desta quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em uma ação conjunta com a Guarda Municipal e a Superintendência de Operações e Manutenção (Soma), desmantelou uma carvoaria clandestina localizada na região do Pau Seco, em Feira de Santana. A operação teve início após uma denúncia anônima informando sobre a atividade ilegal no local.

Durante a fiscalização, foi constatado que três fornos estavam em funcionamento, produzindo carvão de forma irregular. Além disso, a equipe encontrou aproximadamente 50 metros cúbicos de lenha nativa, que, segundo apuração, provinha de desmatamento ilegal. O proprietário da carvoaria não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF), necessário para o manejo de madeira, nem a autorização dos órgãos competentes para executar a atividade.

A ação de fiscalização resultou na imediata desativação dos fornos, apreensão de todo o carvão já produzido e a apreensão de um caminhão baú carregado com a lenha ilegal. Os responsáveis pela atividade foram conduzidos à delegacia, onde serão autuados pelos crimes ambientais cometidos.

Operação Semmam
Foto: Divulgação

A secretária de Meio Ambiente, Jaciara Costa, ressaltou a importância da força-tarefa realizada pela Prefeitura de Feira de Santana para coibir atividades clandestinas e proteger o meio ambiente. “Essa ação é um exemplo claro de como a gestão municipal está comprometida com o combate ao desmatamento ilegal e à exploração predatória dos recursos naturais”, afirmou a secretária.

A fiscalização ambiental é uma prioridade para a gestão de Feira de Santana, que tem intensificado suas ações para proteger os recursos naturais e garantir que o desenvolvimento da cidade ocorra de forma sustentável e dentro da legalidade. “Continuaremos com as fiscalizações em diversas áreas do município, a fim de coibir crimes ambientais e proteger o patrimônio natural da região”, completou Jaciara.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram