Educação

Universidades dos EUA discutem possibilidade de intercâmbio com Uefs

Durante uma reunião foram apresentados os cursos de graduação e de pós-graduação da Uefs e das instituições norte-americanas.

Acorda Cidade

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) recebeu na segunda-feira (16) uma delegação de representantes de universidades norte-americanas, do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e da Casa Branca, que se reuniu com o reitor José Carlos Barreto para discutir possibilidades de intercâmbio de estudantes dos dois países.
 
A visita teve a missão de apresentar cursos oferecidos por instituições que integram a Historically Black Colleges and Universities (HBCUs). São 106 faculdades e universidades públicas e privadas, a maioria localizada em antigos estados e territórios escravistas norte-americanos. 
 
As instituições que integram o grupo começaram a ser implantadas ainda no século 19, logo após a abolição da escravidão nos Estados Unidos, com o objetivo de preparar e dar suporte e apoio aos povos de origem africana e seus descendentes. Durante a reunião foram apresentados os cursos de graduação e de pós-graduação da Uefs e das instituições norte-americanas.
 
O representante da Casa Branca para a HBCUs, Meldon Hollis, afirmou que a entidade tem cumprido o papel de transformação social dos EUA, com cursos destinados a estudantes de famílias de baixa renda, tendo formado mais de 300 mil estudantes, inclusive pessoas de influência na história, como o líder ativista negro Martin Luther King.
 
Ações afirmativas

O reitor apresentou aos visitantes as políticas de ações afirmativas da Uefs destinadas a alunos egressos da rede pública de ensino e a grupos historicamente excluídos, como negros e indígenas. O assessor de Relações Interinstitucionais, Washington Franca-Rocha, fez relato sobre atividades desenvolvidas na Uefs e acenou com a possibilidade de parcerias com as universidades norte-americanas, por meio de programas de intercâmbio adotados pela universidade.
 

Participaram da reunião os representantes das instituições Southern University Louisiana, North Carolina A&T University, Jackson State University, Drake State Community College, Alabama State University e Humpten University, além do representante do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Mark Stroh, do vice-reitor, Genival Corrêa, e de representantes de setores e de cursos da Uefs.