Feira de Santana

Familiares reclamam de ambulâncias que prestam serviço à Unimed

O assessor de comunicação da Unimed informou que esse problema nunca havia ocorrido antes, e que a direção do hospital vai se reunir com a empresa para tratar do assunto. Edson pediu desculpas para a família do paciente.

Daniela Cardoso
 
Com pneumonia, está internado no Hospital Unimed, em Feira de Santana, o senhor Francisco Gomes Lima de 73 anos de idade. Segundo familiares, o paciente que tem dificuldades para respirar e falar, não está conseguindo uma ambulância para levá-lo a outro hospital para fazer exames.
 
Leda Lúcia Lima Rodrigues, filha do paciente, contou que o pai deu entrada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital, há 10 dias, com quadro de pneumonia e dificuldade de respirar. Segundo ela, durante esses 10 dias, todos os médicos, que passaram o boletim, disseram que ele precisava fazer um exame, que só é feito em uma clínica em Feira de Santana. O exame foi marcado, com oito dias de antecedência, e seria realizado ontem, às 15h30. 
 
“Chegamos para acompanhar a ambulância, que só chegou às 16h10. A desculpa foi que o atraso ocorreu por causa do trânsito. Meu pai deixou de fazer o exame, com o risco de morrer, devido a irresponsabilidade da empresa Cuidar, responsável pela ambulância, que é credenciada a Unimed. Ele não consegue mais falar e precisa desse exame”, afirmou a filha.
 
Leda afirmou que procurou a direção da Unimed, mas que não foi recebida. Com dificuldade, ela conta que conseguiu remarcar o exame para a tarde desta quinta-feira (8).
 
O assessor de comunicação da Unimed, Edson Borges, informou ao Acorda Cidade que a Unimed tem contrato com duas empresas que tem ambulância UTI em Feira de Santana. Ele informou que esse problema nunca havia ocorrido antes e que a direção do hospital vai se reunir com a empresa para tratar do assunto. Edson pediu desculpas para a família do paciente. 
 
“Embora não tenha sido uma culpa direta da Unimed, estou pedindo desculpa de público à família do paciente. Ontem, como de praxe, foi feito tudo direitinho, foi marcado o exame e a ambulância da Cuidar não compareceu e não houve nenhuma justificativa", afirmou.  
 
Marcação de consultas
 
O assessor da Unimed, Edson Borges, falou ainda sobre a reclamação de alguns pacientes, que dizem estarem com dificuldades para marcação de exames, e também sobre a informação de que alguns profissionais médicos estão se descredenciando da cooperativa.  
 
“Se chegou muito, foi uma dezena de médicos que se descredenciou. Atualmente a Unimed tem mais de 200 cooperados. A questão da marcação, todas as vezes que eu fui checar uma reclamação, verifiquei que o beneficiado quer escolher o médico. Pelas normas da ANS, o plano de saúde não é obrigado a fornecer o médico que o paciente quer naquele prazo. Se o paciente escolher o médico, ele vai ficar submetido à agenda do profissional”, explicou. 
 
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade