Feira de Santana

Escola em Feira de Santana recebe SAC Itinerante com atendimento para nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Atendimento aos alunos é gratuito e acontece de 10 a 14 de fevereiro, de 8h às 17h

Escola em Feira de Santana recebe SAC Itinerante com atendimento para nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) Escola em Feira de Santana recebe SAC Itinerante com atendimento para nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) Escola em Feira de Santana recebe SAC Itinerante com atendimento para nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) Escola em Feira de Santana recebe SAC Itinerante com atendimento para nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
sac intinerante CIN
Foto: Ascom/SAC

A equipe do SAC Itinerante continua a caminhada para levar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) a escolas estaduais da Bahia. A próxima parada é simultânea em três colégios da rede pública: Pedro Paulo Marques e Marques, no bairro de São Cristóvão, em Salvador, e a chegada ao interior do Estado, nas escolas Professora Ana Angélica Vergne de Morais, em Feira de Santana; e Padre Luís Soares Palmeira, em Vitória da Conquista. A ação é realizada pela equipe do SAC Itinerante e Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Educação (SEC).

Em todos os colégios, o atendimento aos alunos é gratuito e acontece de 10 a 14 de fevereiro, de 8h às 17h. Durante a passagem pelos colégios São Daniel Comboni, em Sussuarana; Barros Barreto, em Paripe; e Luiz Viana, em Brotas, todos na capital, foram realizados mais de 1,8 mil atendimentos. A previsão inicial é oferecer a CIN em oito escolas públicas estaduais, incluindo duas no interior do Estado. A próxima etapa será nos colégios David Mendes Pereira, em São Marcos; e Clarice Santiago dos Santos, no bairro do Arenoso, ambas em Salvador.

Para ser atendido é preciso fazer um agendamento prévio na própria escola. Ao todo, 30 colaboradores da Rede SAC atuam na missão, que deve atender a cerca de 5 mil alunos no total. “É um projeto grandioso, que oferece um serviço de cidadania de forma facilitada e proativa nas unidades escolares, especialmente durante o período de matrícula, quando os alunos têm a necessidade de atualizar a documentação”, explica a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.

“A emissão da CIN em escolas estaduais é um projeto de grande importância para esse público estudantil, que passa a ter um documento padrão e unificado, em nível nacional, incluindo uma versão digital, integrado a órgãos federais, e favorecendo, assim, a inclusão e acesso dos jovens a diversos benefícios”, destaca o diretor do IIPM, Bruno Fróes.

Nesta semana, a ação acontece durante a Jornada Pedagógica, que é promovida pela SEC. “A parceria reflete nosso compromisso em levar cidadania e inclusão para o ambiente escolar. Essa iniciativa não apenas facilita o acesso dos estudantes à nova carteira de identidade, mas também reforça a importância de oferecer serviços essenciais diretamente às comunidades escolares. É uma forma de garantir aos nossos o acesso a direitos fundamentais,” destacou a chefe de Gabinete da SEC, Luciana Menezes.

CIN – A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos. Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia simples. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br/administracao) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo). A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo IIPM, em parceria com a Saeb, através do SAC.

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