Bahia

Planserv afirma que não há limite para atendimentos de emergência, mas pacientes relatam dificuldades

A coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, afirmou que não há teto orçamentário que limite os atendimentos de urgência e emergência.

Planserv afirma que não há limite para atendimentos de emergência, mas pacientes relatam dificuldades Planserv afirma que não há limite para atendimentos de emergência, mas pacientes relatam dificuldades Planserv afirma que não há limite para atendimentos de emergência, mas pacientes relatam dificuldades Planserv afirma que não há limite para atendimentos de emergência, mas pacientes relatam dificuldades
leito de hospital
Foto: Sesab

Na semana de 13 a 17 de janeiro, o Acorda Cidade recebeu diversas reclamações de beneficiários do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) sobre dificuldades no atendimento na rede hospitalar de Feira de Santana, tanto para atendimentos de emergência quanto para a realização de consultas para exames.

A maioria relatou que o atendimento médico foi suspenso no Hospital Emec durante o período. No entanto, o referido hospital divulgou um comunicado negando a suspensão e afirmando que continua atendendo os beneficiários.

Comunicado do Emec sobre atendimento do Planserv
Foto: Reprodução

Um dos relatos enviados ao Acorda Cidade dizia:

“Eu precisei de atendimento de emergência pelo Planserv em Feira de Santana e fiz uma verdadeira peregrinação. No Emec, me informaram que o atendimento do Planserv estava suspenso. No HTO, que agora é o Vida Nobre, não há atendimento de emergência clínica, apenas ortopedia pelo Planserv. O Hospital São Matheus foi o único onde consegui atendimento, mas estava superlotado. Vi pacientes internados sentados em cadeiras. Fiquei cerca de sete horas no hospital, fiz os exames e saí tarde, mas, logo depois, à noite, o hospital fechou as portas para os atendimentos do Planserv. Vi pacientes chegando e sendo orientados pelo porteiro a voltar.”

Planserv diz que não há limites para os atendimentos de urgência e emergência

Diante das reclamações, o plano de saúde se pronunciou acerca do atendimento, por meio da assessoria da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado. Os beneficiários, por sua vez, mantêm, a narrativa de problemas de atendimento. Não conseguem receber a assistência adequada do plano.

Na segunda-feira (27), a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, afirmou que não há teto orçamentário que limite os atendimentos de urgência e emergência nos hospitais que atendem à rede credenciada para os servidores. Isto significa, segundo eles, “que nenhum beneficiário deixará de ser atendido se precisar ir urgentemente buscar atendimento médico nos hospitais que atendem o Planserv”.

“A gente salva as pessoas todos os dias e paga todos estes atendimentos mesmo quando eles excedem o orçamento destinado àquela unidade”, explicou.

O mesmo acontece para as consultas médicas de todas as especialidades que são solicitadas e agendadas em consultórios, clínicas e hospitais, a partir da necessidade do servidor público estadual. Ela explicou que não há impedimentos de agendamento do atendimento médico especializado por conta do orçamento público, mesmo que ultrapasse o limite de 12 consultas ao ano.

“Às vezes as pessoas reclamam que só conseguem marcar uma consulta para dali a dois meses ou mais, mas essa limitação é da agenda do profissional médico ou do prestador de serviço, e não do Planserv”, esclareceu Brito, acrescentando que o paciente pode conseguir uma consulta mais rápida em outra unidade médica credenciada se não quiser esperar.

Ela orientou que as pessoas baixem o aplicativo do Planserv e deem uma navegada em todos os lugares que oferecem o mesmo serviço que está sendo buscado sempre em uma só clínica.

Segundo ela, o beneficiário pode ser atendido em quantos médicos necessitar dentro da rede credenciada por ano, não há impedimentos para isso. E para os que sofrem de doenças crônicas e precisam de um número maior de exames, procedimentos e consultas acima da quantidade anual coberta, é só entrar em contato gratuitamente com a Central de Relacionamento do Planserv através do número 0800 056 6066, a qualquer hora do dia e da noite, para comunicar a sua doença que ficará isento do pagamento da taxa de coparticipação devida.

Atualmente, é cobrada uma taxa de R$ 10 para consultas acima de 12 anuais, exames de laboratório acima de 30 e demais exames acima de oito, mas limitada a R$ 30 por pessoa pelo total de procedimentos excedentes. Socorro explica que os valores são módicos em comparação aos planos de saúde privados que existem no país, porque o Planserv é subsidiado pelo governo do estado.

Novidades

Brito anunciou que iniciativas estão sendo tomadas para a construção de um hospital exclusivo para os atendimentos de pediatria e neonatologia, que possuem uma demanda crescente dos usuários. Atualmente, estes atendimentos em Salvador são concentrados no Hospital Santa Izabel e no Hospital de Brotas.

Em relação a este último, exclusivo para os atendimentos do Planserv, ela informou que foi inaugurado o atendimento 24 horas para os casos de urgência e emergência pediátrica, e que oferecerá em dois meses também o serviço de Hemodinâmica, que investiga o funcionamento do sistema cardiovascular e realiza procedimentos para diagnosticar e tratar doenças cardiológicas, neurológicas e endovasculares.

A coordenadora comentou a grande adesão dos servidores de todo o Estado às teleconsultas, inclusive para os atendimentos emergenciais. “É mais fácil e rápido ter acesso a um teleatendimento do que a uma consulta presencial. A telemedicina solucionou a dificuldade que o estado tem de encontrar algumas especialidades médicas nos municípios do interior da Bahia”, comemorou ela.

Com informações da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom – BA)

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