Saúde

Denúncias contra o Clériston Andrade são levadas a autoridades federais

O TCE já respondeu que abriu um processo sobre o assunto.

Acorda Cidade
 
As denúncias da última edição da revista Carta Capital, de circulação nacional, sobre os problemas no atendimento do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), foram encaminhadas pelo deputado federal Colbert Martins Filho (PMDB-BA) ao Procurador-chefe da Procuradoria da República na Bahia, Wilson Rocha de Almeida Neto, e ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.  
 
Conforme destaca a reportagem, o hospital é referência de atendimento para cerca de 2,5 milhões de pessoas, em 126 municípios, são mais de 6 mil atendidas ali todo mês, são doentes que procuram se abrigar nos corredores a espera de um milagre. “Não há ventilação ou leitos suficientes, os cinco cirurgiões se revezam em meio ao caos para conseguir atender os mais de 200 pacientes que se aglomeram no setor de emergência todos os dias”, afirma o deputado, nos ofícios enviados aos dois órgãos.
 
Feitas por médicos da própria unidade, outras denúncias contra o atendimento no HGCA, em decorrência de falta de medicamentos e de manutenção de equipamentos, causando até mortes, foram levadas pelo deputado Colbert Martins ao TCU, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), à Procuradoria da República e à Controladoria Geral da União (CGU).  O TCE já respondeu que abriu um processo sobre o assunto.
 
“Nós vamos a fundo nessa questão, porque a sociedade paga pelo funcionamento do hospital por meio do dinheiro que vem do SUS. O Clériston está um caos e nós queremos saber como está  a aplicação desses recursos”, destaca o parlamentar, que também é médico.