Acorda Cidade
A equipe de educadores do projeto ProInfância retorna, nesta sexta-feira (26), ao município de Senhor do Bonfim, um dos polos regionais do programa, para a continuação do processo de qualificação dos profissionais da Educação Infantil e para a realização de uma pesquisa, que tem como objetivo caracterizar a realidade da Educação Infantil na Bahia.
O ProInfância tem contribuído com a melhoria da qualidade da Educação Infantil de 243 municípios do interior baiano, e para a reunião técnica são esperados professores, gestores e coordenadores pedagógicos de 12 cidades da região. O evento acontece na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Senhor do Bonfim, praça Dr. José Gonçalves, 322, Centro. O ProInfância é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Faculdade de Educação (Faced), da UFBA.
Segundo a pedagoga e coordenadora do ProInfância-Bahia, Marlene dos Santos, os dados disponibilizados pelos municípios, nesta reunião técnica, serão analisados juntamente com outras informações já levantadas pela equipe do projeto sobre a Educação Infantil em cada cidade para a compreensão dos principais desafios, demandas e avanços no atendimento das crianças de 0 a 5 anos de idade.
“Com a melhor identificação do perfil dos municípios, poderemos elaborar um documento analítico contendo o Diagnóstico da Educação Infantil nas localidades contempladas pelo projeto. Assim, tendo como base as realidades e demandas específicas de cada município, teremos a possibilidade de orientá-los com mais eficácia”, explica a coordenadora.
O objetivo maior do ProInfância – Bahia é oferecer assessoria e acompanhamento pedagógico aos municípios do estado contemplados pelo projeto, na estruturação e na organização do funcionamento das instituições de Educação Infantil. A atividade oferece qualificação aos profissionais da área e está sendo realizada, por meio de visitas técnicas e encontros de formação, durante todo a ano de 2013, nos dez polos regionais do programa. O foco são gestores, coordenadores pedagógicos e professores.
Municípios que pertencem ao Polo de Senhor do Bonfim do projeto ProInfância – Senhor do Bonfim, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canudos, Curaçá, Filadélfia, Jaguarari, Juazeiro, Pilão Arcado, Pindobaçú, Ponto Novo, Queimadas e Remanso.