Feira de Santana

Diretor do Clériston Andrade limita acompanhamento de pacientes internados

Ele afirmou que o vínculo entre o acompanhante e o paciente deve existir, contanto que não atrapalhe o funcionamento do hospital.

Daniela Cardoso
 
O acompanhamento de pacientes internados no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) está sendo controlado. O diretor do hospital, o odontólogo José Carlos Pitangueira, explicou ao Acorda Cidade o que muda com esse controle. Ele afirmou que o vínculo entre o acompanhante e o paciente deve existir, contanto que não atrapalhe o funcionamento do hospital. 
 
“Pela manhã todas as enfermarias têm o banho do paciente, não há necessidade de nenhum acompanhante nesse momento, até mesmo porque muitas senhoras tomam banho no leito, e não é direito ter homens olhando-as no momento que elas nem sabem que estão sendo observadas”, afirmou. 
 
Para as pessoas idosas acima de 65 anos e adolescentes abaixo de 18, o diretor do hospital afirmou que vai seguir rigorosamente a lei e o acompanhante será permitido, dentro do limite. 
 
“Isso não é para prejudicar ninguém. Nós estamos tentando ajudar, melhorar. Não podemos ter oito pacientes e 21 acompanhantes. Precisamos ter uma organização, porque isso aqui é serviço público”, ressaltou.
 
Pitangueira disse ainda que vai determinar um local para os acompanhantes que levarem sacolas. “Só vai entrar o necessário, porque eu vi uma senhora colocando cinco ataduras dentro da sacola. Eu pedi que ela abrisse a bolsa e verifiquei o furto”, afirmou. 
 
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade