Feira de Santana

Grávida com sangramento enfrenta dificuldade para conseguir atendimento no Hospital da Mulher

Ela estava perdendo sangue e segundo a sogra e uma amiga, que estava acompanhando a paciente, elas foram informadas que não tinha vaga.

Daniela Cardoso

Uma mulher de 22 anos, grávida de três meses, enfrentou dificuldade para conseguir atendimento na manhã deste sábado (20) no Hospital da Mulher, em Feira de Santana. Ela estava perdendo sangue e segundo a sogra e uma amiga, que estavam acompanhando a paciente, elas foram informadas que não tinha vaga.

“Chegamos aqui com ela e quando perguntamos, disseram que não tinha vaga. Essa não é a primeira vez que ela enfrenta essa situação. Já tivemos aqui outras duas vezes e disseram a mesma coisa”, afirmou Elenice Oliveira Silva, sogra da paciente. 

“Eles só fizeram a ficha agora, depois que a reportagem chegou. Chegamos cedo e ela está perdendo muito sangue. Eles disseram que não tinha vaga, mas acho que se chega uma paciente sagrando do modo que ela está, eles deveriam examinar e não deixar esperando”, completou a amiga da gestante, que foi atendida cerca de três horas depois que chegou à unidade de saúde, segundo informou a sogra.
A Diretora Presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, entrou em contato com o Acorda Cidade e, através de nota, esclareceu que a paciente não foi atendida de imediato por falta de vagas.
 
Informamos que no momento, estávamos até com os dois consultórios com pacientes internadas. Não sendo possível avaliação do profissional médico, o atendimento foi realizado a partir do momento que surgiu a vaga para devida avaliação. Relatamos que de janeiro até junho o Hospital da Mulher fez 9.524 atendimentos e desses atendimentos foram realizados 4.642 internamentos, aproximadamente mais de 30 partos por dia. Salientamos também que o Hospital da Mulher passará por reforma na recepção, onde será reestruturado mais um consultório para as avaliações e acolhimento de emergência, e a reestruturação e aquisição dos equipamentos para o funcionamento de mais uma sala no centro cirúrgico, que já teve a licitação para aquisição dos equipamentos. Estamos no aguardo dos mesmos chegarem. A paciente foi atendida na unidade hospitalar, onde a direção da unidade estará entrando em contato com os familiares para devidos esclarecimentos. 
 
Grata Gilberte Lucas, Diretora Presidente da Fundação Hospitalar
 
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade