Acorda Cidade
 
A posição adotada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) no início da manhã, logo nos primeiros minutos de uma manifestação que fechou os dois sentidos da BR-116/Norte, prejudicando o acesso ao campus universitário, mostrou-se ser a mais correta e eficaz nesta segunda-feira (15), segundo dia de provas do vestibular 2013.2 (ProSel). Com o adiamento do início das provas em 30 minutos, a abstenção não chegou a 1%, bem abaixo do registrado normalmente em outros processos seletivos.
 
Faltaram às provas 88 candidatos, o que equivale a 0,92% dos 9.526 candidatos inscritos. Somado ao primeiro dia, a abstenção total é de 17,49% (1.666 ausências). 
 
O prolongamento do prazo de fechamento dos portões, de 7h50 para 8h20, e de início das provas, de 8h para 8h30, foi estendido para os outros dez estabelecimentos em que as provas do vestibular também são aplicadas, localizadas em diversos bairros de Feira de Santana. 
 
O vestibular 2013.2 termina nesta terça-feira (16) com as provas de Física, Química e Biologia. Os gabaritos são disponibilizados no portal www.uefs.br.
 
Nesta segunda-feira, os candidatos responderam às provas de História, Geografia e Matemática. E os estudantes já não reclamam mais das questões de Matemática, como no passado. Foi o que disse Thais Ferreira Ribeiro, 17 anos, candidata a uma vaga do curso de Odontologia. “A prova de hoje foi tranquila”, garantiu. Ela viajou de Riachão do Jacuípe, a cerca de 80 quilômetros de Feira de Santana, e precisou descer do veículo em que era conduzida antes da entrada do campus universitário por conta da manifestação.

Localização
 
O campus da Uefs está a cerca de oito quilômetros do centro de Feira de Santana. A única via de acesso é a BR-116/Norte, que, mesmo em pista dupla, normalmente apresenta pontos de estrangulamento, em especial no retorno existente em frente ao campus universitário. Com o fechamento da pista por moradores, o trânsito ficou travado nos dois sentidos.
 
A BR-116/Norte liga Feira de Santana a municípios como Santa Bárbara, Serrinha e Paulo Afonso, e também à BR-324, trecho que conduz a Riachão do Jacuípe, Juazeiro e Petrolina (PE), dentre outros. No bairro Pedra do Descanso, no outro extremo da cidade, a BR-116 é conhecida em Feira de Santana como BR-116/Sul. A partir da avenida Francisco Pinto, a rodovia liga Feira de Santana a municípios como Milagres, Jequié e Vitória da Conquista, e ao Estado de Minas Gerais. (Ascom/Uefs)