Salvador

Preso empresário que praticava 'saidinhas bancárias'

O grupo vinha sendo investigado há mais de quatro meses pela 16ª Delegacia Territorial.

Acorda Cidade

Acusados de integrar uma quadrilha especializada em roubos na modalidade “saidinha bancária”, com atuação em Salvador e RMS, o empresário Peterson Pereira de Santana, o “Kico”, de 26 anos, e Jadson Gomes Santos, o “Tóia” ou “Gordo”, 28, foram apresentados, na tarde desta sexta-feira (12), pela Polícia Civil, em seu auditório, no edifício-sede da instituição, na Piedade. 
 
O grupo vinha sendo investigado há mais de quatro meses pela 16ª Delegacia Territorial (DT/Pituba). Segundo a Polícia Civil, investigadores da unidade policial acompanhavam a quadrilha, na terça-feira (9), quando perceberam que Peterson e Jadson, a bordo de uma Parati Track Field, de cor prata, placa JLC-6382, planejavam executar mais um ataque. 
 
Os dois estavam na frente da agência do Bradesco, na Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã, e contavam com o apoio de Thiago Cerqueira Cardoso e um homem identificado pelo prenome Luís, que estavam em uma Honda NX Falcon, placa JRD-9925, e fugiram ao perceberem a aproximação dos policiais.
 
De acordo com o titular da DT/Pituba, delegado Nilton Tormes, Luís é o olheiro da quadrilha, tendo como função ficar no interior da agência, observando a movimentação dos clientes para escolher uma vítima. “Caso alguém sacasse uma quantia elevada, ele dava sinal aos comparsas que atacavam o cliente já do lado de fora”, explicou o delegado. Um revólver calibre 38 e os dois veículos utilizados pela quadrilha foram apreendidos.

Peterson, que fraturou a perna em um acidente de motocicleta há seis meses, também é, segundo a polícia, acusado de roubar automóveis para revendê-los para desmanches. Herdeiro de uma família que tem um patrimônio avaliado em R$ 2 milhões, ele é proprietário de um lava-jato e sócio, junto com um irmão, de uma oficina mecânica, localizados no bairro 2 de Julho. De acordo com o delegado Nilton Tormes, a família do criminoso possui também imóveis em diversos bairros de Salvador. 
 
Enquanto “Kico” já esteve preso por tráfico de drogas, Jadson tem passagem pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). Ambos foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma e formação de quadrilha. A arma e os veículos apreendidos foram encaminhados para exames periciais no Departamento de Polícia Técnica (DPT). As informações são da Polícia Civil.