Andrea Trindade
 
As primeiras ações do Dia de Mobilização Nacional começaram bem cedo, em Feira de Santana. Às 4h da manhã um grupo de sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de sindicatos de indústrias fecharam a BR-324 provocando um congestionamento nos dois sentidos da rodovia que liga Feira a Salvador.

 
Pouco depois, a BR-116 também foi bloqueada. Em seguida, às 9h, o grupo de manifestantes formado por professores e trabalhadores rurais seguiram para a Prefeitura Municipal, onde se encontraram com os demais sindicatos e realizaram um ato público.  
 
 
Antes disso, houve protestos isolados de sindicalistas de diversas categorias. 
 

O comércio não funcionou e os ônibus, que saíram normalmente das garagens, pararam de circular poucas horas depois.
 
 
Os pontos de ônibus e as ruas ficaram praticamente vazias, exceto quando as pessoas que aderiam ao movimento passavam em caminhada.
 
Por volta das 13h, todos os sindicatos unidos, com a presença também de integrantes do Movimento Vem Pra Rua FSA, seguiram em caminhada pela Avenida Getúlio Vargas até a TV Subaé, filiada à Rede Globo, na Avenida Presidente Dutra, onde realizaram mais uma manifestação.
 
Durante o trajeto, integrantes do Vem Pra Rua pararam em frente aos estabelecimentos que estavam abertos, solicitando que fossem fechados.
 
Os líderes de sindicatos avaliaram o movimento como positivo e ressaltaram a importância do povo na rua para lutar por melhorias e seus direitos. 
 

 

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade